2007-06-07

Tech Week #1 - Backups - III

No ultimo post, falei sobre os meios tecnológicos que podem ser usados para suportar os dados do backup. Vamos ver melhor alguns esquemas de utilização.A melhor escolha para a tua situação dependerá naturalmente da quantidade dos dados que geras, e a importância das mesmas.

Organiza-te!
Algo que ajuda imenso na decisão dos métodos de backup ideais está ligado à organização que dás aos dados. Tudo ao molho complica ou limita as decisões. Já uma boa organização da informação poderá simplificar em muito o processo.

Por exemplo, usar pastas bem seleccionadas para suportar os conteúdos. Uma pasta para trabalhos com subpastas de cada trabalho; Uma pasta dedicada a fotografias com pastas para o tipo de imagem (trabalho, familiar, produções finais, impressões); Pastas para os multimédia - musicas, filmes, livros electrónicos, podcasts...). Este tipo de separação ajuda em muito a classificar os dados quanto à sua importância. Trabalhos, são sem duvida, dos dados mais valiosos que se tem, pois geralmente são as que dedicamos mais tempo a criar. Documentos, relatórios, produções de imagem, base de dados, etc... Se bem que, depois de realizar a primeira vez, poderão ser novamente efectuadas, a perda de tempo necessário para a reprodução é insuportável. Logo estes são os dados que tem de ser salvaguardados em primeiro lugar e mais frequentemente.

Para esse efeito, o CD ou DVD é a melhor solução. São baratos, e tem uma capacidade suficiente para suportar muitos dados, sem exagerar. Se determinado projecto ou conjunto de projectos rondar os 500MB de dados, um DVD, pode ser utilizado para armazenar umas 8 versões dos dados. A gravação é rápida, é barata o que admite múltiplas cópias de dados, e são óptimos para arquivo. No caso de fotografias, é muito fácil organizar sessões de imagens por data e ir inserindo em DVDs á medida que se tenham acumulados imagens suficientes. Considerando as dimensões dos ficheiros que as máquinas habitualmente gerem, facilmente se enche um DVD. De qualquer forma, este é o tipo de dados que é muito importante "ir guardando". É muito importante fazer periodicamente o backup da informação. Diário, semanal, mensal... depende da quantidade e frequência de criação de dados. O mais difícil, especialmente tendo em conta que exige a acção directa do utilizador, é mesmo criar uma agenda de backups e mantê-lo.

Uma opção também interessantes é usar espaço web para armazenar versões dos ficheiros. Este é particularmente útil se as dimensões dos ficheiros são reduzidos (até alguns megas). Basta ao fim do dia de trabalho enviar o ficheiro por FTP para o servidor. Se a maquina local falhar, há uma cópia remota que poderá ser recuperada.

Se a situação de "acção directa" incomodar, uma solução mais automatizada é necessária. Neste caso, discos externos são ideais. Existe diversos softwares que permitem efectuar cópias de segurança dos dados. E facilmente podem ser colocados numa drive externa. O próprio Windows XP já inclui um aplicativo de backups. Podem encontra-lo navegando no menu de programas a Programas -> Ferramentas do Sistema -> Backup.

O Backup do Windows uma aplicação extremamente simples, e muitas vezes desconhecida (eu mesmo descobri-o há muito pouco tempo). Podes definir quais as pastas a armazenar, e onde armazená-los. Geralmente é gerado um ficheiro com o backup efectuado. Também é possível agendar a tarefa do backup criado, com a frequência desejada e no modo desejado - completo, incremental, diferencial, etc... Podes por exemplo seleccionar as pastas importantes e guarda-los num ficheiro, outros dados noutro backup, os dados do sistema noutro. Cada backup é um ficheiro (com os restantes ficheiros guardados lá dentro.. podem imagina-lo como um zip. Localmente (isto é guardando os dados de um computador no próprio computador), é bastante eficiente. Uma grande vantagem que tem é que consegue efectuar copias de ficheiros em uso - como o ficheiro do Outlook que geralmente está sempre aberto. Se os ficheiros gerados forem pequenos, podem ser facilmente armazenados num DVD para arquivar, ou copiar para um disco que fica off-line. Um artigo sobre o backup do Windows que recomendo é 10 things you should know about Windows XP Backup.

Infelizmente não está muito documentado (ou na altura tive dificuldade em encontrar a informação que eu queria). Já o utilizei nalguns ambientes mais complexos - guardando os dados de dois computadores para o mesmo disco. Basicamente cada computador fazia o seu backup para uma pasta própria num disco externo ligado a uma das máquinas. No disco da própria máquina, tudo corria ás mil maravilhas. Do computador ligado por rede, por vezes não encontrava a pasta partilhada/ficheiro onde devia armazenar o backup efectuado. Também, agendar a tarefa tendo em conta permissões da AD pode ser mais complexo do que possa parecer... Um último problema era que cada backup duplicava os dados (apesar de ter escolhido backups diferenciais) e facilmente enchia o disco (cada backup gerava cerca de 60GB). Não sei bem como, mas eventualmente (suponho) a aplicação fazia um backup completo dos dados e livrava o espaço das versões completas e diferenciais anteriores. Mas localmente, funcionava (e ainda funciona) na perfeição.

O backup do Windows é óptimo porque é simples e gratuito. No entanto há outros aplicativos no mercado. WinBackup e soluções da Norton são exemplos. Por vezes os próprios discos externos tem software proprietários que permitem fazer backups. Podem ser soluções que vão ao encontro das tuas necessidades.

Acabamos de ver que os dados importantes e gerados mais frequentemente devem ser prioritariamente salvaguardados. Guardar versões também é útil - sempre é uma cópia extra, mesmo que não completa. Num projecto em que estou a trabalhar actualmente, o meu backup é, na prática, diário. Não só serve como forma de entrega, mas garanto a salvaguarda de múltiplas cópias do ficheiro, mesmo que incompletas (mas que com um pouco de trabalho, ficam "refeitas"). Agora como tratar os dados menos frequentes, e menos importantes. Um exemplo são músicas e vídeos, podcasts, publicações web, etc.

Vale a pena criar um backup com esses dados? Depende da importância que lhes dás. Boa parte desse tipo de dados é geralmente "descartável". Digo descartável porque boa parte é de uso temporário. Vemos o filme ou podcast uma ou duas vezes e nunca mais lhe mexemos. O mesmo acontece com alguns álbuns. Mais, boa parte desses dados podem ser readquiridos sem grande esforço. Cabe então a cada um escolher o que é importante e se compensa o pequeno ou grande investimento nos meios para armazenar a info. Recomendaria armazenar os conteúdos mais utilizados ou favoritos, no mínimo, e também materiais, quer vídeo, áudio ou literário didáctico (por ser uma referência que se consulta com frequência) em arquivos externos como o DVD.

Se o investimento não for problema, conjuntos de discos externos podem ser uma solução. Manter um conjunto em ligação continua ao computador e utilizar um segundo conjunto para guardar o backup e armazenar off-line. Rotatividade periódica dos discos pode ser interessante, mas é necessário ter cuidado para não eliminar cópias únicas de ficheiros no processo de troca. Mais informação fica concentrada num espaço fisicamente mais pequeno.

NAS
Estas soluções são óptimas para um computador singular. Mas se se trata de uma rede de computares (doméstico) a coisa fica mais complicada. Imagina a situação de uma família com vários PCs (pais + filhos), ou uma pequena empresa com vários PCs funcionamento. Todos usam o seu próprio computador para gerar dados. A solução mais óbvia e comuns é cada um ficar responsável pela salvaguarda dos seus dados. Mas porque será natural existir uma pequena rede interna, com ou sem fios, e é muito natural que haja partilha de informação (especialmente multimédia), uma solução de centralização de dados poderá ser uma mais valia. Um NAS será sem duvida uma óptima escolha.

Como vimos anteriormente, o NAS significa Network Access Storage, ou seja armazenamento em rede. Neste cenário, teremos um ou vários servidores cuja função é exclusivamente armazenar informação. Para o cenário caseiro, computadores tornados obsoletos podem ser recuperados para esta função, já que não necessitam de ser muito exigentes ao nível de requisitos de processamento. O equivalente a um Pentium IV é mais que óptimo. Basta a placa de rede rápida e memória RAM extra. Para esta situação, o sistema operativo Linux é muito apropriado pelos poucos recursos que exige, especialmente para as versões server que não tem ambiente gráfico, e a disponibilidade de software gratuito e dedicado à função.

São também conhecidos como "file servers" por fazerem isso mesmo - servir ficheiros. Cada utilizador da casa poderá ter uma quota de espaço pessoal no servidor e um conjunto de pastas acessíveis a todos. Multimédia pode ser distribuído pelas pastas partilhadas; documentos e trabalhos pelas pastas pessoais. Este armazenamento centralizado pode complementar o armazenamento pessoal ligado directamente a cada computador e servir de cópia complementar. O backup a partir do servidor de ficheiros torna-se simples, pois é um backup dos ficheiros da própria máquina. Até pode haver uma segunda máquina dedicada ao processo do backup, salvaguardando os dados no servidor de ficheiros E os das maquinas individuais, se necessário.

O NAS apresentado no último exemplo, como servidor de ficheiro, pode servir para efectuar backups, mas não parece estar optimizado para o processo devido á falta de automatização. Mas se lhe dermos essa característica, torna-se uma ferramenta poderosa na salvaguarda dos nossos dados. Para obter essa autonomia, basta inserir-lhe um software que permita buscar, de forma automática e periódica, os ficheiros a cada computador ligado na rede. Conseguindo isso, terá um computador dedicado ao processo dos backups de todas as maquinas ligadas na rede. Automaticamente. No caso do Windows, não conheço o software (penso que a Norton tem e provavelmente alguma versão cara do WinBackup permite isso), mas para o Linux, existe uma aplicação interessante chamado BackupPC, e que faz isso mesmo. E não está limitado a backups a maquinas Linux; correctamente configurado consegue efectuar os backups a máquinas Windows e MAC (lindo, né?). Nesta máquina, RAID e/ou rotatividade de discos são óptimas adições para melhorar a configuração e aumentar a segurança! Por ser centralizado, exige alguns cuidados extras, como garantir que a maquina esteja ligada nas horas importantes do backup, e alguma protecção contra falhas de energia ou picos de tensão.

Tipos de backup
Um conceito que me esqueci de explicar foi o dos tipos de backup, mais propriamente os que mencionei já neste post. Essencialmente há dois tipos, e ligados á forma como é efectuado a copia. São o "full backup" (completo) e o incremental. No completo, todos os dados são armazenados/copiados. No incremental, apenas os novos ou alterados desde o último backup completo são acrescentados. Geralmente o processo de backup inicia-se com um backup completo, segue uma temporada (uma semana por exemplo) com backups incrementais periódicos, e após algum tempo efectua novamente o backup completo. O processo é cíclico. Este processo de utilização de incrementais é mais eficiente, por exigir menos tempo de transferência de dados e ocupar menos espaço.

Os restantes modos, cópia, diário, diferencial, etc.. são derivados destes. Estes que mencionei são específicos da aplicação do backup do Windows.

Os problemas que não devem ser esquecidos!
Por fim, vou mencionar apenas alguns problemas que devem ser tidos em conta com backups, e pensados para os percaver, e mencionados no site do Backup Critic:

O problema da frequência - imagina que passaste um dia completo á volta de um ficheiro, e no fim do dia por distracção, apagaste-o. Lá se foi o dia de trabalho! Meso que efectuasses o backup diário, essa periodicidade não foi suficiente para evitar a perda de alguma informação. Existe sempre um período finito de risco de perda.

O problema da distância - estas longe de casa, e, apesar de efectuares backups frequentemente, houve um desastre (como um incêndio) que te destruiu todos os meios de armazenamento. É para estes tipo de casos que a adição de uma solução remota é importante, pelo emnso para os ficheiros mais importantes.

O problema da retenção - este prende-se com o numero de cópias de backups efectuados. Imagina que um vírus ataca o sistema, mas só o descobres após algumas semanas. Nesse período continuaste a efectuar backups do sistema, mas que se sobrepuseram a copias do sistema quando estava limpa. O que poderia ser simples (limpar o vírus e repor o sistema limpo) ficou complicado por não teres cópias do sistema quando estava limpa.

O problema da obsulência - trata-se de meios... vamos supor que tinhas um trabalho importantíssimo que realizaste há uns valente anos e que estavam armazenados em floppies .. do grandes! Vamos supor que hoje precisas desses mesmos dados. como recuperar? hoje em dia é quase impossível encontrar máquinas com esse tipo de drive de leitura. O mesmo está prestes a funcionar com os sistemas Beta/VHS e CDs, e algum tempo mais para a frente será os DVDs.

O problema da degradação do meio - nenhum material é perfeito. Uma das razões para o backup é guardar os dados precavendo avarias, mas os materiais em que guardamos cópias também podem se estragar!. Convém periodicamente verificar o estado dessas cópias para garantir que estão acessíveis. Este é um problema grave que irá afectar muitas famílias ao nível de das fotografias digitais. Um dia, sem saber, os CDs com as únicas cópias das fotos estão inúteis e as imagens perdidas para sempre.

Como podem ver existe sempre um factor de risco extra, mesmo efectuando backups...

Por hoje é tudo. Para a próximo deverei descrever melhor o processo de backup que tenho em mente, para os meus futuros backups.

A Serie TechWeek#1 - Backups
Backups I - O porquê;
Backups II - Os conceitos e tecnologias;
Backups III - Soluções, Tipos, e problemas

A ultima foto de feridos no Iraq?



Esta foto, fotografado pelo fotojornalista Michael Kamber há 15 dias no Iraq, poderá ser das últimas a mostrar soldados americanos feridos na guerra. Portanto poderá bem ser uma imagem histórica, como menciona o Michael Shaw num artigo de opinião sobre o caso.. Isto porque as novas regras militares americanas exigem consentimento escrito do soldado ferido para publicar a fotografia onde aparece (obviamente se o triste morre no processo, é impossível obter o consentimento...). É efectivamente mais um elemento de censura disfarçada de protecção do direito de privacidade do soldado...

2007-06-06

Chase Jarvis - Ninjas


Aqui fica o vídeo de uma produção interessante de Chase Jarvis, fotografo comercial. Esta sessão não é de um trabalho comercial, mas apenas um género de momento criativo pessoal. De treino até.

Além do site, o Chase também tem blog!

2007-06-05

Tech Week #1 - Backups - II

Continuando da primeira parte, vamos olhar a algumas opções de armazenamento de dados disponíveis, e recomendáveis para processos de backup. Mas antes de ver os componentes específicos, vamos ver alguns conceitos:

  • Armazenamento on-line/off-line
    O conceito de on-line e off-line ao nível do armazenamento prende-se com a forma como é guardado o hardware que suporta os dados. On-line refere-se ao meio ligado à máquina de armazenamento. Off-line significa que é removível do computador, mas mantém os dados. Off-line é uma boa sugestão para backups. Armazenarenas os dados no equipamento, e depois guardas noutro local que consideras seguro. Os dados ficam armazenados e sem o risco de serem mexidos.

  • Tecnologias e equipamentos
    Apesar de existirem diversas tecnologias para o armazenamento de dados, as três principais em uso são os meios ópticos, magnéticos e electrónicos.

    Dos três, talvez o mais importante seja o magnético. Antigamente eram as disquetes, hoje são discos duros de grande capacidade e as cassetes de armazenamento. As cassetes são um meio típico em uso em empresas, mas tem um custo relativamente elevado. As cassetes ou fitas magnéticas tem capacidade para algumas largas dezenas de gigabytes de capacidade. No entanto a escrita é lenta e o equipamento de escrita e leitura é cara, e portanto geralmente fora do alcance e desnecessário para utilizadores comuns.

    Já os discos duros estão bem mais em uso, com capacidades elevadíssimas - das largas dezenas ao milhar de gigabytes - e com o preço a descer à velocidade de um avalanche. Um disco de 500GB, externo, já só custa 100-140€ - menos de 30 cêntimos por Gigabyte. Há com três "sabores" - "Micro-drives", mais parecidas com cartões de memória compact flash; discos de 2,5" típico dos computadores portáteis; e discos de 3.5" mais comuns nos computadores. Os mais pequenos são naturalmente mais caros e com menos capacidade, no entanto são bem mais portáteis, e geralmente as versões com caixa externa não necessitem de alimentação própria, bastando a alimentação de uma porta USB. No caso de backups, o ideal será o formato maior, quer pelo custo, quer pela característica estática do equipamento (não faz muito sentido arriscar a destruição da tua cópia de segurança com transportes...).

    Dos sistemas ópticos, o CD e DVD estão mais que implementados no mercado, sendo o DVD o "rei". Tratam-se de bolachas plásticas em que os dados são queimados na superfície do disco através de um laser e a leitura é feita também por um laser. Os DVDs suportam cerca de 4.7 gigabytes por disco com um custo reduzido (0.30€ - 1€ por disco), se bem que há deles de dupla face com o dobro da capacidade, mas naturalmente mais caros. Agora começam a surgir os HD-DVD e Bluray, com suporte para 30-50GB num só disco, mas dada a "novidade" ainda são um meio muito caro para o utilizador doméstico. Este tipo de disco é óptimo pela facilidade de arrumação - guarda-se numa caixa ou empilhada numa cakebox. Apesar de haver deles re-graváveis, a grande maioria é de apenas uma gravação, o que significa que uma vez gravado os dados, não mais poderão ser alterados - uma protecção óptima para um backup.

    Devido à sua natureza óptica, é necessário ter cuidados extra com o seu manuseamento para preservar a face de leitura dos dados de riscos que poderão comprometer os dados armazenados. É necessário ter também cuidado com a preservação - alguns materiais usados no fabrico não garantem a durabilidade a longo prazo da informação. Corrosão e humidades podem provocar danos irreversíveis. Até as tintas usadas podem comprometer o disco (já tive alguns - poucos - em que a tinta da superfície superior descolou, tornando o disco inútil). Mas existem com diversos, materiais - uns mais caros que outros, e portanto deve ser tido em conta a importância dos dados na altura da compra.

    Um aspecto óptimo dos DVD é que, apesar de ser mais pequeno em capacidade que um disco, se tiveres um conjunto de DVDs e um se estragar, apenas perdes uma parte dos dados da colecção; já se um disco rígido vai à vida, lá se vão os dados todos...

    Distribuição e replicação
    Já foi mencionado que uma das formas importantes de salvaguardar os dados é a criação de redundância. Uma forma possível é a distribuição de dados por vários computadores. é uma solução que faz sentido com redes de computadores, e com conjuntos de informação que convém estar constantemente disponíveis. Os dados de uma máquina são replicados em várias máquinas da rede. Se uma falha , há cópias da informação noutros locais, e não deixam de estar acessíveis.

    Para soluções localizadas, um método de redundância existente para discos duros é o sistema RAID. RAID significa Redundant Array os Independent(Inexpensive) Discs - vários discos a funcionar como um único. Existem vários modos de RAID, identificados por números - 0, 1, ... em que os mais comuns são o 0, 1, e 5.

    Em RAID 0, dois discos são usados como se apenas um se tratasse, com a soma da capacidade de âmbos. Assim dois discos de 250Gb funcionam como 1 de 500Gb. Parece uma boa solução, mas acredita que, se queres guardar dados a longo prazo, é de esquecer. Os dados são divididos por ambos os discos e se um falha, lá se vão os dados dos dois (já o vi a acontecer :S)! É óptimo para armazenar dados pouco importantes ou com curto prazo de necessidade e é rápido (porque os dados são divididos pelos dois discos e armazenados em paralelo). Mas para salvaguardar dados por um período longo é um risco demasiado grande.

    RAID 1 utiliza pelo menos dois discos e espelha-os. Ou seja dois discos de 250Gb funcionam como um de 250Gb e um é espelho directo do outro. É um óptimo sistema, pois mantém sempre duas cópias da informação, bastando estar um em funcionamento para garantir continuidade de dados. Se um falha, o outro tem os dados intactos. No entanto utiliza apenas 50% da capacidade total dos discos. Se tiveres 3 discos de igual capacidade disponíveis, este pode implementar um sistema de rotatividade interessante - em qualquer momento há dois discos em uso no RAID1, e um off-line com os dados de até determinado período. Periodicamente a troca entre o que está off-line e um em funcionamento pode ser feito para garantir uma grande quantidade de dados existentes até determinada altura. No entanto é necessário ter cuidado com dados entretanto eliminados...

    RAID5 utiliza 3 discos no mínimo e mantém um esquema de paridade de dados entre os discos. Se um falha, o sistema funciona normalmente com os outros dois. Basta substituir o que falhou por um novo e o arranjo é reconstruído sem perda de dados. Também é aproveitado melhor a capacidade dos discos. Mas é claro que não é perfeito.. se dois discos falharem, capute...

    O RAID é geralmente efectuado através de controladores de hardware específicos mas também é possível por software. Algumas motherboards já a incluem, se não me engano, mas é possível adicionar os componentes necessários para o efectuar. Também existem equipamentos de armazenamento externo com RAID implementado, mas que é naturalmente uma solução mais cara.

  • DAS e NAS
    DAS significa "Directly Attached Storage" e NAS significa "Network Attached Storage". No primeiro, o equipamento de armazenamento está ligado directamente ao computador - o perfeito exemplo é o disco externo. No segundo, o equipamento está à distância, ligado através de uma rede, seja interna (LAN) ou externa (Internet). Ambas são boas opções, dependendo das quantidades de equipamentos disponíveis. Para apenas um computador com dados a salvaguardar, o DAS é a solução típica; para um conjunto de computadores em rede, o NAS poderá ser a melhor solução, se bem que sempre mais cara..

    As NAS também vêm com muitas variedades e preços. A força principal dos NAS são servidores dedicados ao armazenamento. Geralmente tem grande poder de processamento e grande capacidade de armazenamento... e são caros! Óptimos para empresas com grandes fluxos de dados, mas "overkill" para o utilizador doméstico. Mas os NAS não estão limitados a servidores poderosos. É possível construir um NAS de baixo custo / pouco investimento. Se tiveres algum equipamento mais antigo disponível como um PC com alguns anos mas ainda funciona, basta arranjar os discos para armazenamento e a placa de rede. Falarei melhor desta solução nos próximos posts. A outra opção são discos NAS dedicados. São basicamente discos externos, mas com controladores de rede integrados. E sem duvida uma forma simples de partilhar dados entre vários computadores. Por exemplo quer a Iomega quer a Lacie produz uns com o RAID implementado, como também os discos externos simples e com o controlador de rede. Estes últimos são pouco mais caros que os discos externos USB e uma solução interessante para partilhar informação.

    Conclusão #2
    Enfim, o post vai longo, mas ficam alguns conceitos dedicados ao tema e que serviram para encontrar soluções. Esse aspecto fica para o próximo post!

    A Serie TechWeek#1 - Backups
    Backups I - O porquê;
    Backups II - Os conceitos e tecnologias;
    Backups III - Soluções, Tipos, e problemas

  • CRU-A #6

    cru-a06

    A edição numero 6 da revista on-line CRU-A já está disponível para download. Muito interessante esta edição!

    A anteriores em www.cru-a.com

    2007-06-04

    Camera Raw 4.1

    A Adobe lançou há dias a versão 4.1 do Camera Raw, o editor de ficheiros de imagem RAW do Photoshop. Inicialmente pensava que apenas incluía a actualização para alguns modelos de câmeras, mas afinal a aplicação tem muitas funcionalidades novas, como controlos de sharpening mais avançadas, opções de máscaras, controlo chamado "claridade", entre outros.

    Um artigo completo de reviw pode ser visto no photoshopnews.com

    Tech Week #1 - Backups - I

    Vou iniciar uma rubrica não regular no blog. Vou dedicar uma semana a um tema principalmente ligadas a temas tecnológicos (ligadas directa ou indirectamente à fotografia). E porque nestas ultimas semanas tenho andado às volta com backups e sistemas de backups, decidi falar no blog sobre isso,

    Porquê precisas de um backup?

    Porque é uma chatice do caraças perder todo aquele trabalho que passaste tempos a realizar, os documentos que perdeste imenso tempo a escrever e a compilar, e os dados que foste recolhendo e organizando!

    Algo que geralmente não percebemos é o risco a que estamos sujeitos com o uso de sistemas computacionais - é que os sistemas computacionais não são à prova de falhas. E quando descubrimos, é pelas piores razões. O hardware pode falhar por desgaste de peças móveis, defeito de fabrico, condições atmosféricas, sobrecargas energéticas, descuído... A própria forma de utilização do equipamento (PCs principalmente) representa um risco, principalmente por descuido ou desconhecimento relativo aos vírus e às formas como se propaguem, mas também pela desatenção na utilização do equipamento - o típico apagar um ficheiro sem crer, pensando que era outro ou que estava noutro sitio.

    Se bem que não podemos garantir a salvaguarda de dados a 100%, é possível reduzir em muito a possibilidade de perda. O principal método de diminuir o risco é o uso de boas práticas na utilização e gestão de equipamento. Não tenho números para suportar isto, mas diria que grande parte das perdas de dados se devem ao mau uso do PC. Especialmente por aqueles que não tem muito conhecimento técnico sobre como funciona a "maquina". Digo isto porque quem sabe como funciona internamente o equipamento terá boa ideia das possíveis falhas. Veremos algumas ideias a ter em conta neste aspecto.

    O segundo método de diminuir o risco, e que suporta as falhas do primeiro, é a criação de redundância dos dados. Copias da informação. Se uma falhar, existe a copia. E se esta redundância for criada de uma forma automatizada, tanto melhor! Existem muitas opções no mercado para esse efeito. Alguns são sistemas carrissimos que saem fora do âmbito deste conjunto de posts, mas naturalmente existem muitas mais opções para sistemas simples. Tendo em conta o baixo custo actual dos equipamentos de armazenamento de dados, é possível fazer muito com pouco.

    Boas Práticas

    Deve haver uma lista enorme de boas práticas para salvaguardar dados. Eu posso mencionar alguns pontos, que ajudam a preservar dados. As dicas que seguem são principalmente ligadas ao Windows por ser a que mais utilizo. Tenho algum conhecimento dos sistemas em Linux (mas ainda não são muito profundos), e nenhuns do OS da MAC (espero que deixem comments nesse sentido), portanto é dificil dar muita informação nesse sentido. Aqui vai:

  • Utilize Partições - Da próxima vez que formatar a o disco para instalar o SO de novo (como por exemplo depois de um ataque de um virus, ou uma falha geral do SO), crie partições. Partições não são mais que divisões lógicas da informação no disco. A maioria dos computadores vem novos com um disco de grande capacidade, mas apenas com uma partição (conhecido tipicamente como "disco C"). Nesta situação, quando guardas informação, geralmente guardas algures na pasta "Meus documentos" do Windows ou no "/home" do Linux. E desta forma os teus dados (docs, videos, musica, fotos, etc) ficam misturadas no mesmo disco que os ficheiros de sistema. Se houver uma falha no sistema, dificilmente terás acesso aos teus ficheiros. Quando acontece, normalmente o disco é formatado de novo e perdes tudo - sistema E dados.

    Com partições, crias divisões lógicas no mesmo disco. É como ter vários discos num só. Há software que permite fazê-lo sem perda dos dados já existentes (como o Partition Magic ou o LVM no caso do Linux), mas nunca usei. Geralmente faço na altura da formatação do disco. A ideia é deixar espaço suficiente para o sistema e os programas q iremos instalar (20-30GB é mais que suficiente para a grande generalidade das pessoas), e com os espaço que sobra manter uma ou duas partições. No caso do Windows, o que fica das partições são novos discos no SO - tipicamente indexados nas letras seguintes e de forma sequencial - D:, E:, ... No caso do Linux pode ser montado como qualquer pasta que se deseja, como por exemplo montar a partição na pasta "/home". A partir do momento de instalação, os dados devem ser armazenados nessas partições novas.

    Qual a vantagem? Assim, o sistema e os dados ficam separados de uma forma lógica. E se tiveres necessidade de repor o sistema, apenas necessitas de formatar a partição com o sistema (C:) que os restantes mantém-se intactos. Preferes usar "Os Meus Documentos" como destino dos ficheiros? Uma solução para integrar com as partições é criar atalhos das pastas onde armazenas os dados nas partições dentro de "Os Meus Documentos". Assim, quando guardas um ficheiro dentro duma pasta de "Os Meus Documentos", na realidade estás a guarda-la dentro da pasta presente na partição dos dados.

  • Utilize o caixote do lixo!
    Não é só na rua. É também no PC. A combo Shift+Del é perigosa e pode-se apagar o ficheiro errado... para sempre! Se for para o caixote do lixo, é sempre possível ir lá buscar.

  • Use protecção
    Antivirus, anti-spyware e firewalls são essenciais para proteger o PC de elementos maléficos que entram pela rede. Convém estar sempre configurados e actualizados. Mas acima de tudo, é preciso usar a cabeça. Cuidado com os links do MSN (especialmente se aparecerem do nada e com endereços russos ou estranhos), dos spywares e outro tipo de wares que vem nas instalações de algumas aplicações, e dos links em mails. São os típicos pontos de entrada dos vírus no computador.

  • Guarda os dados periodicamente
    Convém fazer backups periodicamente. Como costumam dizer e com toda a razão, cria uma agenda e mantenha-o de forma rigorosa! Mais sobre isto nos próximos posts.


    A minha maneira
    Backups sempre estiveram presentes no meu workflow. A razão principal era a constante falta de espaço nos discos. Como em qualquer tipo de esquema de armazenamento, por mais espaço que tenhamos, precisamos sempre de mais!

    Geralmente faço backups para DVD. É uma solução barata tendo em conta o espaço de armazenamento. E não requer grande investimento pontual. Posso ir adquirindo packs à medida das necessidades. Especialmente para fotografias, faço sempre duas cópias. Depois guardo cada um em sítios diferentes (um está numa capa, e que tem mais acessos; a outra cópia fica numa cake-box). Em muitos casos, como são as únicas duas cópias que tenho (tinha que eliminar as imagens para libertar espaço em disco) se uma falhar, a outra está preservada e poderei fazer novas copias.

    Há pouco tempo atrás, adquiri um disco externo de 250Gb o que é óptimo e estava destinado a manter a colecção fotográfica (apenas) mas infelizmente a falta de espaço noutros discos obrigou-me a começar a misturar outros tipos de dados. No entanto, continuo a realizar periodicamente a dupla cópia de backups das imagens, sempre que tenha o espaço de um DVD por preencher. Há quem faça backups imediatos de imagens (mal saem para o PC são armazenados em DVD), mas geralmente não tenho necessidade de levar o processo a esse ponto. Se o trabalho ou conjunto de imagens for muito importante, de certeza que o farei.

    Actualmente estou no processo de organizar dois sistemas de backups. Um é pessoal. Agora que tenho um portátil a meu dispor para além do PC que geralmente utilizo os riscos são maiores. Mais informação para gerir, e a possível sobreposição de documentos antigos sobre mais recentes. Estou a tentar planear de forma conveniente a rede de dados e a salvaguarda das mesmas. A outra situação é para uma rede de PCs institucionais, e será uma das soluções que irei apresentar pois é económica e funcional e útil se tiveres vários PCs em casa (maquina Linux com o BackupPC).

    Conclusão #1
    Este é o arranque do tema. Recomendo as boas práticas. Se conheceres mais, deixa um comment para oa adicionares. Se utilizas MAC e tiveres sugestões nesse sentido, também agradecia. Também gostaria de saber como é que organizas os teus backups caso tenhas algo esquema para tal montado. Deixa um comment com essa info também, sff!

    No próximo post, vou falar dos métodos de armazenamento, nomeadamente a nível de equipamentos e montagems.

    A Serie TechWeek#1 - Backups
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    Backups III - Soluções, Tipos, e problemas

  • 1º Concurso Internacional de Fotografia - Aveiro/Rota da Luz

    A Rota da Luz lançou o seu 1º concurso de fotografia ("digital") intitulada "Aveiro - uma região de turismo". O concurso visa "sensibilizar o público para as potencialidades turísticas da da região... ", se bem q depois de ler o regulamento (especialmente os pontos 7 e 8), fica sempre a sensação que o concurso serve principalmente para a instituição compôr a sua biblioteca de imagens sem grande investimento. Mas pronto, pelo menos os 3000€ de prémios monetários (para os primeiros 3) são bastante aliciantes!

    Fontes: concursosdefotografia.blogspot.com e Rota da Luz

    2007-06-01

    Mamiya ZD abaixo dos $10k


    Pois é a Mamiya anunciou a descida de preço do seu modelo ZD 645AFD II. O sistema digital de 22MP fica agora por $9999, bem mais barata que as restantes concorrentes. Tendo em conta que apenas os backs de algumas maquinas de médio formato, como as da Leaf, podem ficar bem mais caras que esta maquina completa, é sem duvida uma boa situação para o sector. Para quem andava a "poupar" para uma destas pode ter finalmente chegado a oportunidade de adquirir a maquina bem abaixo do seu preço antigo, que se não me engano, rondava os $20k.

    A noticia completa em Gizmodo ou no site da Mamiya (mas o ficheiro do press release estava inacessível).

    2007-05-31

    Preto e Branco com o LabColor Mode

    À procura de uma nova forma de converter imagens para preto & branco? Então vê o vídeo que o freelancer Nelson d'Aires colocou no blog pessoal. Demonstra uma técnica que ele utiliza na conversão para preto e branco, que utiliza a camada "lightness" do color mode Lab Color, e que é de seguida convertido para grayscale. A camada "lightness" por si só é uma escala de cinzas, portanto ao descartar os restantes canais, resta apenas uma imagem de 8 bits (no caso do Lab Color as restantes camadas são o "a" e "b"). Após a conversão, resta o ajuste dos contrastes e do restantes detalhes.

    É sem dúvida uma conversão mais intuitiva que o uso do Channel Mixer, e ao efectuar a conversão é notório a diferença nos tons. Basta duplicar a imagem e experimentar o Channel Mixer directo, ou até mesmo o grayscale directo, e o a visualização da camada lightness do modo Lab Color na imagem duplicada.

    2007-05-30

    NAPP:TV e Photoshop User Magazine

    Quem costuma ver o Photoshop Tv já deve ter reparado na mudança de nome para NAPP TV, sendo NAPP a associação que suporta a produção do programa/podcast (NAPP = National Association of Photoshop Professionals). O programa é muito interessante e semanalmente são apresentadas uma serie de dicas de Photoshop ao longo dos 40 minutos do programa. O programa sai ás segundas, geralmente, e pode ser descarregado da página ou via iTunes.

    Da NAPP também há uma revista bem interessante - Photoshop User Magazine. Do site é possível sacar uma edição exemplo, e permite ver conteúdos interessantes. Não sei se é possível encontrar a revista nos quiosques nacionais, mas se é , é bem provável que seja uma revista merecedora do investimento, tendo em conta o seu conteúdo.

    2007-05-27

    Mais uma adaptação de ringflash



    (2007-10-04) For all of you coming from the modelmayhem forum post, I decided to translate this post. Thanks for stopping by and I hope this helps understand what's written :D

    "After reading the comments on the ringflash post on Strobist, I noticed that blogger Gary mentioned a comercial version of the adaptation. It's distributed by Flaghead in the UK, and it ain't cheap. The ring is pretty big (it has an interior diameter of about 15cm) and it uses a flash on the camera hotshoe, redirecting the light through mirrors and prisms.

    Is it worth the 200€ it costs? hmm.. not sure. As a fill flash, it works well, and you get the ringflash look. But as a unique light source, you quickly notice the directionality of the light, due to the higher concentration of light on the top of the ring. If you look at the sample pic, the model's shadow isn't the same around her as on a true ringlfash. You get more shadow on the right hand side and almost none on the left. It's the comon problem with this type of adaptation. True ring lights have circular flash lamps which leads to a uniformly lit ring while these adaptations always have more light on one end of the ring. I stil believe two light sources are needed to get a better distribution."

    That's what was written in the post. When I mention 2 lightsources, I mean two flashes on oposite ends of the ring. Also the light should be directed to bounce as eficiently as possible within the ring, to distribute the light as well as possible. It's something I have been thinking of doing with my Metz flashes. The flashes would be triggered remotely, but I still haven't figured out a way to build it eficiently and nicely, as to also support the flashes. Before that I think I'm gonna build one with fluorescent rings (one baking dish and two circular florescent tubes (one larger diameter and one smaller diameter). Other than that I have one big ringlight built so far.


    Ao ler os comments do post do ringflash no strobist, reparei q o blogger Gary mencionou uma versão comercial da adaptação. É distribuída pela Flaghead na UK, e não é nada barato. O anel é relativamente grande (o diâmetro interior tem quase 15cm), e aproveita o flash ainda fixa na sapata, dirigindo a luz via espelhos e prismas.

    Compensa os 200€ que custa? hmmmm.... Não sei. Como preenchimento, passa muito bem, dando o look da ringflash. Mas como fonte solitária, nota-se imediatamente a direcção da luz, devido à maior concentração no topo do anel. Alias, analisando a imagem no site, é bem visivel que a sobra em volta da model não é uniforme - o contorno é reforçado do lado direito da imagem, e do lado esquerdo é practicamente inexistente. É o principal problema que encontro com estas adaptações - enquanto numa ring real, a própria lâmpada é circular e o anel é correctamente preenchido com luz, nestas adaptações a fonte está fora do anel e apenas por um ponto o que leva a má distribuição. Continuo a achar que duas fontes será a solução :P

    2007-05-25

    Leica e lentes á venda...


    Não, não são minhas, (não é que me importasse de as ter...) mas sim do meu colega Sérgio Azenha. Trata-se dum copor M6, e três lentes - 50 f2, 90 f2.8, e 35 f1.4. São 4 leilões no Ebay que, para quem coleciona ou aprecia estas máquinas, deve ver. Todo o material está é óptimo estado.

    Lembro de ter estado com a máquina na mão há uns tempos atrás.. é mesmo porreira a maquina. Especialmente para usar na rua. Muita funcionalidade, e muita facilidade de uso. Eu gosto muito de SLRs, mas não duvido que uma rangefinder é mais agradável de usar na rua!

    Os Leilões:
    Leica M6;
    35 f1.4;
    50 f2;
    90 f2.8;

    Site da Profoto renovado

    Pois é, enquanto procurava o link para o post anterior, passei pelo novo site da Profoto, marca de flashs e equipamentos de iluminação profissionais de grande qualidade. Pessoalmente, estou satisfeitissimo com o meu conjunto, e só tenho pena de ser tão caro e portanto não poder ter mais peças. Mais uma luz, caixa e grelha vinha mesmo a calhar!

    Geralmente o preço do equipamento assusta a malta, mas já compreendi, que neste material, paga-se aquilo que se recebe - equipamento de elevada qualidade de construção, elevada consistência na qualidade da luz, modeladores de elevada robustez e de montagem super fácil (diria que são os mais rápidos que alguma vez encontrei!). E com uma bateria estilo Innovatronix atrás, serve para um autentico estúdio na rua!

    2007-05-24

    The pocket ringflash


    Quer se goste ou não dos ringflash, há que considerá-lo como opção.aquela luz completamente uniforme e frontal tem características e efeitos muito próprias sobre os sujeitos das imagens em que é usado.

    Na ausência monetária para poder adoptar uma solução de estúdio como os da Profoto (800€ de flash mais 1300-4000€ para o gerador - a alternativa barata seria o ABR800 da Alien Bees, mas infelizmente já não é suportado na Europa), e a necessidade de uma luz móvel, nas opções a considerar para este tipo de flash são duas - ringflash de macro, comerciais, ou a solução "handyman", a.k.a. D.I.Y. ..

    Os ringflashes comerciais, de macros, tem dois problemas - primeiro, a baixa potencia (NG na ordem dos 14). Segundo, o diâmetro do anel, que geralmente não passa dos 55mm, limitando as objectivas em que pode ser aplicado (a Sunpack tem uma que suporta até 77mm, mas como o autor do post da versão D.I.Y. q se segue menciona, o flash não cobre a largura que uma grande angular cobre, geralmente.

    E portanto, quando as versões comerciais não servem, resta uma hipótese - construir o flash. Esta não é a primeira versão que vejo de um ringflash produzido, usando um flash comun como fonte de luz. Mas lá que funciona, ai disso podes ter a certeza! Se virem o post do Strobist onde o link para esta versão foi publicada, encontram links para as outras versões.

    Eu há muito que gostava de ter um ringflash (de preferência uma da Profoto - não há nada igual! :D). Mas por alguma razão que não consigo decifrar, nunca tentei produzir um... ou melhor, nunca passou do papel. Já tinha imaginado um, em que em vez de um flash, usava dois flashes de lados opostos (para evitar o problema da má distribuição da luz internamente, mencionado no artigo), e disparados para dentro de algo relativamente grande, como uma daquelas formas metálicas de fazer bolos... Para mim o problema que encontro na produção é : 1- gosto de fazer as coisas bonitas, e com metal, n sei trabalhar bem; 2 - como suportar os dois flashes correctamente (imagino orificios laterais com as cabeças do flash enfiadas la dentro, e os flashes encaixados com os transmissores sobre um bracket fixo à base da máquina... O grande problema é a pouca margem de manobra que as alturas das peças permitem.... e finalmente, 3 - como produzir o anel interno(que fica em volta da objectiva) e 4 - onde orientar acrílico do branco transparente ou equivalente! (whew!, tanta coisa

    Enfim.. ainda hei de experimentar um dia destes!!!

    2007-05-23

    Informação de iluminação e exposição.

    Por hoje fica alguns links interessante:

    Photomedic Photography and Studio Lighting

    http://www.photomedic.blogspot.com/

    Blog de um fotografo/médico dedicado a iluminação fotográfica. Tem posts bem interessantes das experiências dele. A visita é um "must" para quem tem interessem em tópicos de iluminação fotográfica.

    Photo Vision Video

    http://www.photovisionvideo.com/target.html

    A Photovision é uma empresa americana de soluções educacionais na area fotográfica. Alem da "vídeo-magazine" e de vídeos educacionais, eles produzem alvos de exposição, para medição de exposição e calibração dos brancos. Na pagina do produto há 4 vídeos interessantes dedicados ao uso dos alvos para a correcção dos brancos. Muito interessante.

    flash2softbox

    Ebay shop

    Trata-se de um anel mais suporte para utilizar um flash dos típicos num tripé copm caixa de luz ou outro acessório. Parece interessante, apesar de carote. Outro problema que noto é a possibilidade, ou melhor, a não possibilidade de usar triggers de radio com aquele encaixe, pois isso elevaria a cabeça do flash a uma altura bem maior. Mesmo assim, para quem tem jeito com as ferramentas, pode ser útil ver as imagens para produzir algo do género, caso necessite.

    Obrigado ao Sérgio Azenha pelas dicas.

    2007-05-21

    Variação de Ringlight


    Hoje durante uma pequena pesquisa por Swizz Beatz (andava a ouvir Busta Rhymes...) encontrei no myspace do Swizz Beatz o clip do single dele.

    O que mais me surpreendeu (alem do segundo 22) no clip foi a ringlight usada nalgumas cenas. Clips de hip-hop tem frequentemente as cenas quase "in-your face" (o plano de certeza que tem um nome técnico mas agora não a sei dizer...) - um plano fechado sobre a face e tronco do(s) rapper(s), com uma lente relativamente grande ângular. Alem do efeito da focal e perspectiva, as mãos que são um elemento importante na comunicação geralmente ficam dentro da imagem. É um tipo de imagem recorrente nos clips. Anyway, onde um anel típico em uso seria redondo, neste clip os autores produziram um anel de barras fluorescentes, dispostas obliquamente ao perimetro do circulo. quase q definem tangentes da superficie. Além do efeito da luz anelar na modelação, acrescenta-se o efeito visual do reflexo. Muito interessante.

    Thierry Le Gouès


    Uma das coisas mais fantásticas de ter um leitor RSS apetrechado de feeds é q é muito fácil encontrar conteúdo interessante neles. O difícil é ter tempo para correr os 144 feeds a ver os conteúdos. Um exemplo é o site do Theirry Le Gouès. Um portfólio fantástico. A galeria "Soul" que introduz o site e é elevadíssima qualidade.

    Site encontrado no blog do Jimmy D., a.k.a "Pretty Girl Shooter" (NSFW).

    2007-05-16

    O milagre do Liquify



    A feramneta Liquify do Photoshop é das coisas mais fantásticas...

    Encontrado no blog do Pedro Aniceto

    2007-05-15

    O produto


    Ontem à noite estive a produzir uma imagem para o site de Governo Sombra. Trata-se de uma foto do produto físico do trabalho deles - a primeira mixtape.

    O mais difícil deste tipo de imagem é trabalhar a luz no material reflectora. A caixa do cd e o cd estão colocados sobre um espelho, ou seja tudo o que é usado é material reflector espelhado. E como tal, é necessário um tremendo cuidado na colocação dos elementos para estes não aparecerem na imagem. Aqui, a Lei de Snell é tudo - o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.

    Dada a posição do plano da imagem, practicamente perpendicular ao espelho, o espelho terá como cor/imagem o que está perpendicular a ele - ou seja o cd/produto e o fundo. O que está por cima não é visível graças à Lei de Snell. O fundo é um conjunto de cartolinas negras que estavam à mão. A cartolina dá um fundo óptimo, mas tem de ser usado com cuidado porque não é um negro perfeito e é algo reflectora para a luz.

    A colocação da luz tem de ter em conta o produto, essencialmente. A caixa de CD é reflectora. Se a luz estiver paralela a ela, a luz virá reflectida - ver-se-á a fonte de luz espelhado na caixa. O mesmo acontece com o CD, que tem zonas metalizadas. Alias tinha interesse que a luz aparece-se reflectida nessas zonas para definir bem o texto. No entanto a tinta usada também era bastante reflectora (notei em testes). Decidi colocar a uma caixa de luz por cima do produto, ligeiramente inclinado (não tenho girafa). Assim, iluminou convenientemente, não estragou o detalhe da face da capa (o ângulo da luz para a face da caixa é muito diferente da capa para a câmera, e iluminou a parte espelhada do CD o suficiente para este ficar bem definido. Houve uma série de elementos frente ao produto que tiveram que ser tapados para não aparecerem reflectidas, mesmo que ligeiramente.

    Este tipo de imagem é sempre um desafio, porque todo o detalhe é importante e suficiente para conseguir ou destruir a imagem. É um autentico puzzle... :D

    2007-05-10

    Tertulia - A familia

    A Santa Casa da Misericórdia da Murtosa organiza amanhã uma tertúlia dedicado ao tema A Família. Inicialmente estava previsto realizar-se na Casa Museu Custódio Prato, mas devido à previsão de chuva, decidiu-se realizar a tertúlia na Junta de Freguesia do Bunheiro. Todos são convidados a participar!

    2007-05-09

    miguelalho.com actualizado

    Finalmente actualizei o site, que já estava a precisar. Tem alguns trabalhos novos e algumas séries efectuadas.

    2007-05-06

    Governo Sooommmbra!!! WOW!

    governosombra450

    Grande grande concerto ontem de Governo Sombra! Tenho um set de imagens relativamente longa, e vou ver se consigo colocar ainda esta semana as fotos na web, pro pessoal meter no Hi5 e afins :P hehe Governo Sooommmbra!!! WOW!

    UPDATE
    Já está on-line um género de foto-dump - uma pequena (grande) galeria já na página do Governo Sombra.

    2007-05-05

    Links para o Fim de semana

    Para quem não vai à festa no Porto Logo À noite - a.k.a. concerto do Governo Sombra, ficam uns links como entretenimento alternativo :P

    Prémios PX3 2007


    Ontem recebi uma newsletter da Leaf, fabricante de backs digitais para médio formato, com o anuncio de um dos seus fotografos, o brasileiro Gustavo Marx ter ganho um dos prémios da PX3 2007. A galeria completa pode ser vista em: http://www.px3.fr/winners/2007/jury.php .

    Look Ma, No Photoshop
    Pelo strobist, apareceu o artigo da PopPhoto Mag sobre uma serie de fotos feitas a celebridades sem maquilhagem nem photoshop para a revista People. O artigo menciona mais a ideia de estoiro de luz para produzir as imagens, e blurs naturais para esconder as imperfeições, mas se calhar nalguns casos pode ter sido usada uma técnica q n mencionaram e me lembro de ouvir falar para o efeito - puxar os rolos (fotografar a um valor ISO acima do rolo e depois processar durante mais tempo)... posse estar errado-.. :P

    2007-05-04

    The NU Project



    Ora aqui vai um projecto de fine art bem interessante. The Nu Project baseia-se na fotografia de pessoas "reais" - pessoas sem experiência de modelo e imagens sem o típico tratamento de limpeza cosmética. Como o lema diz - "real people, real bodies".

    As imagens produzidas por Matt Blum são bastante interessantes e fortes. Ele conseguiu criar belíssimas imagens a partir de corpos que fogem aos tradicionais padrões de beleza. É sem dúvida um projecto que merece uma visita.

    Obrigado ao dono do alhoxoxo pelo link!

    2007-05-02

    Nem as topo de gama resistem a tudo...

    ...especialmente quando os acidentes acontecem.. como tropeçar. Vejam o que aconteceu à Canon 1D Mark II do fotografo Clark Brooks... nada bonito para uma máquina desta gama... pelo menos a objectiva, e uma boa parte das funcionalidades da máquina ainda funcionam! :P (vale a pena ler os comentários do próprio)

    2007-05-01

    Galeria de Cabo Verde

    praia_tarrafal_geral2_450

    Finalmente, consegui acabar a série de imagens da semana em Cabo Verde. São três galerias em slideshow, com som de Mayra Andrade, um álbum que adquiri por lá e q estou adorando. A primeira galeria é da cidade de Praia, o segundo do Tarrafal, e o ultimo de uma pequena paragem em Sta. Cruz e na Serra da Malagueta.

    Enjoy!

    2007-04-28

    Gov Som Mixtape Vol-1



    Já está disponível, quentinho acabado de sair do forno, a Mixtape Vol.1 "Politicamente Incorrectos" da Gov Som. Conta com 16 tracks de Governo Sombra , Chupa Loops, Triângulo Dourado, Sound-Killaz, P-Lee e a homenagem ao Imune, entre muitas outras participações.

    Tenho aqui umas 10... er.. 8 7 para distribuir. Custam 10€ 7.50€ a unidade, e pode-me contactar para comprar, ou encomendar através do site de Governo Sombra, ou através dos membros, ou, melhor ainda, ir ao concerto no dia 5 no Porto e orientar por lá. Anyway, se quiser, manda um mail. Entregue em mão ou por correio, vai dar ao mesmo. Tá do belo e todos devem ter uma na colecção!

    2007-04-24

    Gregory Colbert - Ashes and Snow



    Não é a primeira vez que menciono o trabalho de Gregory Colbert - Ashes and Snow - ou cá no blog ou noutros espaços, mas desta vez fica um vídeo do trabalho por ele criado. É verdadeiramente impressionante a beleza das imagens!

    (thanks Carrasco pelo link)

    2007-04-23

    Random importante stuff

    Governo Sombra


    Dia 5 de Maio, Governo Sombra vai estar a apresentar a mixtape Gov Som Vol-1 no Porto no Café das Artes do Teatro de Campo Alegre. Vai ser grande concerto certamente, e conta também com a presença dos Nigga Poison, Hi Fidel Cartel e mais DJs e gera! Não se esqueçam de aparecer. Vai ser uma óptima forma de adquirir a Mix-tape, também - por 10 euros têm acesso ao concerto e ao CD!

    Exposição "Elementos da Natureza"


    Exposição Colectiva de Fotografia “Elementos da Natureza – Fotografia de Paisagem” Entre 21 de Abril e 4 de Maio de 2007, Pedro Gonçalves, aluno da Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense, organiza a Exposição de Fotografia Colectiva, a preto e branco, “Elementos da Natureza – Fotografia de Paisagem”
    Para além de fotografias da sua própria autoria, Pedro Gonçalves, reúne nesta exposição trabalhos de vários fotógrafos da região e do país : Carlos Matos, Fernando Correia, Francisco Pinto, Henrique Trindade, Ivo Vladimiro, Joaquim Chitas, José Costa, José C. Nero, Luís Henriques, Manuel L. Cochofel, Miguel Mealha, Nanã Sousa Dias e Valter Bartolo. Com esta iniciativa, que se insere na sua prova de aptidão profissional, o autor pretende desenvolver nos jovens, e público em geral, o gosto pela fotografia e demonstrar que a preto e branco se podem fazer verdadeiras obras primas na arte de bem fotografar o elemento natureza.
    Os 14 fotógrafos presentes apresentam um trabalho que possui a sua própria relação com a Natureza e a sua forma única de a exprimir através da sua arte.
    A inauguração da exposição é feita no dia 21 de Abril, nos locais em que a mesma se vai desenvolver :
    * 15:00 horas – Delegação Regional do IPJ de Castelo Branco
    * 17:00 horas – CyberCentro de Castelo Branco
    * 19:00 horas – Foyer do Cine-Teatro de Castelo Branco


    As in http://www.fotoelementosdanatureza.blogspot.com/. Obrigado J. Nero pela dica ;)

    Como me apaixonei por Cabo Verde... part I

    _DSC7925_450

    Voltei de Cabo Verde ontem. Uma semana de trabalho e de relaxamento á mistura, noutro mundo lindíssimo que é aquela terra. Praia foi a cidade da estadia, com boa disposição e peripécias pelo meio (a mala, a falta de agua quente, os cafés, etc.). Foi uma bela aventura numa terra à qual mal posso esperar para voltar!

    Mais info logo que possível!

    2007-04-13

    Jamie Campell's Photography



    Uma galeria interessante este do Jamie Campell que apresenta um conjunto de retratos bem criativos. Link apanhado no Consentious

    Caos continua, part II

    em continuação do post de ontem:

    americanphoto

    A edição Março-Abril da revista American Photo é dedicada a retrato, com uma visão sobre o trabalho dos principais retratistas actuais : Annie Leibovitz, James Hill. Albert Watson, Michal Chelbin, Todd Eberle, Matthew Rolston, Mark Lata, Hendrik Kerstens, Nigel Parry, Lori Grinker...). A revista tb inclui um artigo sobre as melhores imagens de casamentos (há uma galeria online até , da revista PDN - fica para outro post) e na secção techvision um olhar sobre o trabalho de Brian Oglesbees e as suas imagens de agua.

    Uma revista porreira pra juntar a outras na viagem a Cabo Verde.

    Nota final, por agora: Algumas das imagens da sessão de quarta:

    sensuality2-liliana1_450
    sensuality3-dina3_450

    Basicamente, foi a produção de uma publicidade fictícia a uma linha de bijutaria, produto da empresa criada no trabalho para uma cadeira de marketing das jovens retratadas nas imagens em cima, a Liliana e a Dina.

    2007-04-12

    Caos continua

    Mais uma vez, um pouco a despachar, uma amalgama de tópicos num único post sem princípio nem fim... pois o caos continua! :P

    Exposição do Paulo Costa
    expo
    Ontem estive pelo Conservatório de Musica a ver a exposição do meu colega Paulo Costa. Muito porreiro. Ele tem uma colecção bem interessante de imagens da região na exposição. Bem agradavél!.

    Exposição de Sergio Azenha
    cartaz
    No Sábado arranca, na Junta de Freguêsia de Ovar, a exposição "Incêndios" do Sérgio Azenha. Sem dúvida, uma exposição a não perder.

    Acho q tinah mais coisas a por... fica para o post seguinte.

    2007-04-10

    Lá Semana Caotica

    Yeah, é sem dúvida o título correcto para esta semana. Domingo arranco para Cabo Verde em trabalho (é só uma semana e infelizmente não é dedicado a fotografia), e portanto há tudo e mais alguma coisa para preparar nesta. Além da preparação há toda uma série de tarefas para acabar.

    Ontem estive pelo porto e como n pude deixar de fazer, segui pelas livrarias (Latina e Fnac) e comprei coisa q já n comprava há muito - livros. Desta vez segui mais pelo tema do design, que tem me roubado algum sono ultimamente (se assim se pode dizer).

  • Grafic Design for the 21st Century e Arte Actual da serie Icons da Taschen - pequenos e informativos, óptimo para a viagem e para abrir a mente novamente.
  • Layout, 2º livro da serie Basics Design. Esta é importante para o design dum pequeno boletim da qual estou encarregue de paginar (mais sobre isso brevemente). Espero conseguir produzir algo visualmente cativante. Já li um bocado do livro, que é muito bom (é talvez o mais informativo que já encontrei sobre grelhas e layouts). Aliás, toda a série (são uns 6 livros) parece ser muito bom. Espero poder obter os restantes num futuro próximo.
  • Web Design Index. Esta é para ajudar aquilo q me roubou o sono há uma semana mais ou menos - redesenho do layout e grafismo do site da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa. Está quase quase pronto, estando a plataforma de suporte de conteúdos produzido. Brevemente disponível. O livro está cheio de exemplos bons, o que é óptimo quando precisamos de um toque de inspiração. Outras boas fontes de inspiração são o FWA e The Best Designs. Pena não terem feeds RSS.
    Naturalmente, estes últimos dois, podia ter comprado a série toda pelo preço de um se fosse pela Amazon...

    Amanhã vai ser mais um dia de confusão, certamente. Sessão fotográfica ao final da manhã (publicidade fictícia), tratamento de imagem, e assuntos por Aveiro, nomeadamente a abertura de uma exposição fotográfica do meu colega Paulo Costa, presente na Conservatória de Musica (amanha ás 18h). Non-stop, all day!

    mas com tudo isto há que haver sempre um tempinho para ir vendo umas cenas. Por exemplo os Mindheart Productions tem uma nova mixtape - The Balance (THE REMIXTAPE VOL. 2), que podem sacar do site do Governo Sombra (Gov Som a colaborar na distribuição). A própria mixtape Politicamente Incorrectos, do Governo Sombra deve estar prestes a sair da prensa. Espero estar por cá aquando do lançamento para ajudar na distribuição!

    Antes de acabar, MAIS um link para ver, que o Ricardo Capelas largou no meu MSN - Yukoart

  • 2007-04-06

    Sobre o fotojornalismo em Portugal e a Emigração

    O fotojornalista português Pedro Guimarães tem um blog bem interessante e com galerias/slideshows das suas reportagens, que merecem uma visita. Conheci há dias no fórum do fotossensível depois de algum pessoal ter chamado a atenção quer para o site/blog, quer para um artigo publicado que é de uma leitura importante, especialmente para quem está ou quer estar a trabalhar em fotojornalismo. É um bom alerta, e também um bom motivo para ir ver blogs como o do John Harrington ou o do Dan Heller, para aprender e absorver o máximo de informação relativo à industria fotográfica, e com a necessária tentativa de a adaptar à realidade portuguesa.

    2007-04-05

    Santa Casa da Misericórdia da Murtosa

    Santa2_450

    Ontem fui buscar os negativos de um rolo de teste da Yashica. Realmente é muito engraçado. Como sempre, a focagem e o desfoque das médio formato são fantásticas - a lente de 80mm neste formato é extremamente funcional para o retrato.

    MariaAmelia_tratado_450

    Apesar da sua idade, a maquina é uma pela peça para trabalhar. Inicialmente tive dois problemas com ela - primeiro o fotómetro não funciona; segundo, o contador de frames está avariado. Enquanto o primeiro não é muito grave (desde que haja um fotómetro externo disponível, ou uma boa capacidade de adivinhar exposições), já o segundo torna-se problemático - fácil esquecer de avançar a película (por isso tive algumas duplas exposições) e não se sabe bem onde se está no correr da película. Calculei duas voltas e meia da roda e serviu (apesar de deixar bastante espaço entre frames). Depois de ter queimado um rolo verifiquei que o sistema de contagem até funciona, mas é preciso "rebobinar" o contador. Para o próximo rolo já sei.

    santa3_450

    Este rolo foi um NPS160 fora de prazo, e nem sequer tinha fotómetro (tive que adivinhar) mas foi divertido. Serviu para ter algum contacto simpático com os utentes da casa e preparar umas imagens para o novo site que está quase quase findado. Quando estiver pronto eu aviso :D

    2007-04-04

    CRU A



    O Miguel Santos mandou-me algo interessante há instantes - a edição #4 da revista CRU A. CRU A é uma revista on-line de artes - fotografia, pintura, e escrita principalmente. E está com texto em português, o que é um ponto extra a favor (pelo menos para muitos).

    As primeiras cinco edições (#0-4) estão disponíveis para download gratuito no site da revista: http://www.cru-a.com

    2007-04-02

    Portfolios

    Por hoje ficam os links a portfólios... inspiradores :D Uma óptima forma de começar a semana.

    The Photography of Nathan Jones
    Marina Danilova
    Alexey Lobur

    Gracias ao Paulo Carrasco por andar atento a estas coisas.

    (Personal note: tenho q começar a bloggar mais frequentemente.)

    2007-03-27

    Yashica LM

    _DSC7417_450

    Este fim de semana tive acesso a um género de relíquia. Uma Yashica LM. É uma TLR dos finais dos anos 50, que está num estado relativamente ok de conservação. Ontem andei a limpá-la dentro do possível e hoje deverei testar o obturador que me parece estar ok. O que não está a funcionar bem é o avanço da película que já não conta (vou ter de adivinhar a posição do filme um pouco ao estilo da Holga) e o fotómetro parece estar inoperacional. Mas isso é o menos.

    Sempre dá um bom pisa papeis :P

    2007-03-18

    Nostalgia...

    A skatada ontem na Torreira com o Sebolão fez-me recordar dum projecto antigo - a D-mag.

    Já lá vão praticamente 5 anos que a revista digital foi criada. Foi a evolução da zine do projecto720. Visto na altura parecer impossível fazer uma edição em papel a cores, seguimos a opção mais inovadora que podíamos imaginar na altura - o CD-ROM.

    dmag1

    Olhar para o trabalho feito naquela altura tem muita piáda. Ver o quão horrível era visualmente! Quer dizer, a experiência ainda considero muito boa - poder navegar pela revista página a página, com som, texto, imagem e vídeo à mistura. Funciona bem e ainda hoje há muitas publicações (online) que usam o conceito, como por exemplo a Encore que mencionei há uns posts atrás. Este no entanto era demasiado simples - HTML simples (sem flash.. se eu soubesse na altura o que sei hoje.. aí aí), sem efeitos nem "bling bling"... muiiiiiiiiiitttttoooooooo ghetto style em termos de produção. Ainda me lembro das pilhas de CDs que compramos para gravar em casa e o stencil do logo para marcar os cds... íncrivél né?

    dmag2
    Não me recordo do nome do skater a mandar a manobra, mas lembro do momento posterior em que o Marco Roque mandou o nollie backside flip late front foot flip...

    Foi nesta altura que tive o primeiro contacto sério com uma SLR. Uma grande parte da revista ainda foi feita com uma compacta (como estas do post). Lembro de ser nesta altura que comecei a fazer uma leitura mais séria sobre fotografia e técnica fotográfica. E as soluções ghetto e as artimanhas que se orientavam. E o skatepark da Murtosa, ali junto aos CTT.. (saudades... saudades...)

    dmag3
    O actual campeão nacional Hélder Lima, há 5 anos atrás a dar feeble no campeonato amador em Vila Franca de Xira

    A D-mag eventualmente evoluiu para a web (não conseguimos obter conteúdos suficientes e em condições para uma edição em CD completa e já tinhamos perdido dinheiro na primeira edição...) que mais tarde acabou por "morrer". Tempos dificeis, mas valiosos.

    Felizmente há evolução.

    2007-03-16

    Holgadelas

    A Holga é uma máquina poderosa nas mãos certas. Como as do fotojornalista Sérgio Azenha. Checkem a galeria de holgadelas na secção pessoal do site dele ;)

    2007-03-08

    E-mags: IdeaFixa #5 / Encore #50


    esta semana apareceu na caixa do correio a newsletter de duas edições electrónicas de arte. A mais recente foi a IdeiaFixa, dedicado a pintura, ilustração e fotografia, e com tema da edição #5 "Mulher". Trabalhos bem interessantes e que merecem a visita.


    A segunda é a já habitual edição alemã Encore Magazine, dedicado a pintura, design, ilustração, fotografia e cinema. Sempre um regalo para os olhos. Já vai com meia centena!

    2007-03-03

    www.GovernoSombra.com



    Desde as 00h de hoje que o novo site do Governo Sombra está on-line. O lançamento do site marca também o lançamento da "Mixtape-Vol.1 - Politicamente Incorrectos". O site está inacabado, havendo vários conteúdos a colocar, mas o essencial para o lançamento da mixtape já lá está. No site podem ouvir grande parte do álbum, e ainda sacar livremente os singles.
    A versão material da Mixtape deverá estar disponível para o fim do mês, mas já é possível o pre-order. Checkem!

    2007-03-01

    Carnaval Multimédia da SFM



    A galeria da Reportagem de Carnaval da SFM já está disponível. Basta clicar aí em cima na imagem que abre. Requer o plugin do Flash. Espero que gostem!

    Incluido estão:
    - Marchas Luminosas de Estarreja;
    - Noite no café Tomázia em Estarreja;
    - Desfile de Carnaval na Murtosa;
    - Noite das Tasquinhas na Murtosa;
    - Festa de Carnaval do Café Central, Murtosa;
    - Concerto dos Da Weasel, TentZone - Ovar;
    - Noite Mágica / TentZone, Ovar

    http://www.miguelalho.com/galerias/carnavalSFM4/sfmgallery.html

    2007-02-28

    Imagens antigas da região

    Onetm o meu colega aveirense Paulo Costa passou-me um link interessante. Trata-se da página/blog "Portugal em Postais Antigos"; uma página com ligações a colecções on-line de fotografia.

    DO lado direito da página, há os links para os álbuns "da casa", divididos por região/distrito. Do lado esquerdo há links para álbuns externos. Um deles, o album da familia Carneiro da Silva, tem imagens do S.Paio da Torreira de 1922 :D. Vale a pena a visita ;)

    2007-02-24

    Sapo Sanguessuga?

    Enquanto analisava o tráfego do meu blog, vi algo interessante. A análise do tráfego revela muitas coisas interessantes. Desta vez tem a haver com alguém que procurava informação ou noticias de Ovar.

    Parece que a sapo tem uma nova (? será ?) secção de noticias locais, e que basicamente recolhe informação dos blogs e páginas de noticias cujo feed RSS tenha a menção do nome da terra. Por exemplo para a Murtosa, vejam: http://noticias.sapo.pt/local/murtosa ( este post de certeza deverá aparecer

    Agora a parte interessante. Por um lado, considero que é um serviço porreiro; de alguma forma há a agregação dos feeds e mais importante, os posts relativos a um tema, neste caso o local. Imagina por exemplo ter a possibilidade de agregar todos os posts com info relativo a fotografia... lindo, nera? MAS, será que é apenas um serviço comercial da Sapo, e que aproveita a info gratuita que outros autores produzem gratuitamente? Reparem no rodapé:

    "Os feeds de RSS são para uso pessoal. Não podem ser utilizados para fins comerciais e o conteúdo não pode ser reproduzido ou alterado"

    Acho OK, EXCEPTO se olharem para o canto superior direito, tem publicidade do Google, e que à pala das carradas de pageloads que a Sapo deve ter, deve lhes render alguma nota. Ainda que fosse possível que mais personas usufruíssem dessa informação como, por exemplo, eles cederem um feed RSS com a listagem dos tópicos que eles recolheram, mas nem isso... São os detalhes, amigos... os detalhes... :P

    pós - Carnaval

    2_450
    Pós-Carnaval significa de edição de imagem.. hehehe (e recuperação..)

    O Carnaval deste ano foi interessante e diferente. A diferença veio pelo trabalho feito, desta vez uma reportagem dos Carnavais principais da zona (Murtosa, Ovar e Estarreja) com a SFM. O trabalho da reportagem está quase completo. Séra apresentado num slideshow em Flash com som. Alias passei os últimos dois ou 3 dias colado ao Flash a programar, mas acho que tá um componente engraçado e reutilizável. A inspiração veio em muito de trabalhos como os da Mediastorm.org ou mesmo os Soundslides. Mais um dia ou dois e o trabalho será anunciado quer aqui (com o link) quer na radio.

    De qualquer forma, O Carnaval este ano foi muito bom. Normalmente não é uma festa que me motiva imenso, mas depois do que vi por Ovar... que loucura! Aquela segunda feira à noite foi demais! as 6k pessoas na tenda da TentZone, 2 a 3 vezes isso (ou mais até talvez) na praça das Galinhas, os 5 minutos necessários para atravessar a viela da praça até ao Pedras... nunca vi nada assim! Era como se toda a gente no S.Paio estivesse apenas enfiado apenas na Praça da Varina :P

    10_450

    Outra coisa que achei piada foi a receptividade do pessoal de Ovar à fotografia :D Grande parte das vezes (aconteceu muito em Estarreja), em vez de ouvir um "não, não, não..." tinha pessoal a pedir para lhes fotografar! Isso é muito bom e facilita a vida. Só tenho pena que não consegui convencer as duas moças que se beijaram para a foto (em jeito de brincadeira) a darem de língua :P Seria, sem duvida, a foto da noite por mais mal que estivesse (pelo menos pra mim). Para quem quer viver o Carnaval, aquela segunda à noite em Ovar é a sua essência!!!

    Na Murtosa teve-se bem, como sempre. O Carnaval dos miúdos e graúdos foi divertido. Acho que até batemos um recorde de participantes (2200+ - corrigem-me se estiver errado). O desfile quase que ficou estoirado com a chuva, mas foi só susto. Nas tasquinhas teve-se muita bem, como sempre, e as festas entre amigos são sempre divertidas. A animação e bem estar por cá não faltam.

    Já Estarreja não me convenceu. Não vi os desfiles principais, por isso disso não posso falar. Na primeira noite das marchas eu estava à espera de mais. Foi engraçado, mas esperava mais produção. Sempre me lembro de colegas meus falarem-me das marchas como "fantásticas" e do melhor, e se calhar as minhas expectativas estavam em alta. Havia grupos muito bem conseguidos, mas mesmo assim soube a pouco. Para além disso, só vi a festa da Tomázia. Relativamente a isso, fica um poste anterior sobre "criação de ambientes"... E não, não vi a Floribella.. hehe

    Fotograficamente, foi uma experiência diferente também. Reportagem não é o meu forte.. aliás.. deve ser o meu ponto mais fraco. É demasiado "correr atrás de". Isso e o pouco controlo dos elementos (personas, luz, composição, cenário) que prefiro. Mesmo assim, acho que consegui sacar qualquer coisa minimamente decente. Brinquei bastante com slow-sinc. Aliás fotografei quase sempre a 1/10s, mais stop, menos stop. Muito arrastamento. Sempre ajuda a criar movimento, mas nem sempre resulta. Foi um risco. Quando virem as fotos entenderão ;)

    2007-02-19

    Da Weasel

    DaWeasel_450

    Tou que nem posso...

    Pro pessoal que anda à procura das imagens do Carnaval SFM, é mais uns dias para juntar a reportagem toda ;)

    2007-02-18

    Folia

    _DSC6555_450

    De dia ou de noite, na rua ou no Central..

    Central_001_450

    2007-02-17

    Na Murtosa é que é!

    Murtosa_Pessoal_450

    Já agora, reservo-me o direito ao apelo, em especial a donos de bar que montam tendas de festa. Please...Please... Investe em LUZES... não é com 2 lâmpadas fluorescentes com uma camada de papel celofane que o ambiente fica bonito. Spots incandescentes são baratos, casquilhos são baratos, e até um sequênciador é uma peça de baixo investimento. Mas em termos de ambiente, o ganho é tremendo!!! Assim, em vez de uma tenda verde fluorescente, fica com ambiente de folia a sério! ;)

    2007-02-15

    Marchas carnavalescas de Estarreja

    _DSC6298_450

    Esta noite estive com o pessoal da SFM a fazer a reportagem das marchas de Estarreja. Foi engraçado, apesar de estar à espera de mais. Mas deu para ver umas coisas engraçadas e tal.. e mais não digo :P

    Tenho por aqui algumas fotos minimamente decentes.. a reportagem né o meu forte... Deem-me antes um estúdio se faz favor! :P Depois no site da SFM há de haver mais!

    2007-02-14

    Eolo Perfido

    Se te estás a sentir um pouco cansado e a precisar de eye-candy, não precisas de procurar muito mais. Eu mostro-te. Eolo Perfido. Mas que excelente portfolio!!!

    Gestão de cor - Web vs. AdobeRGB

    Ontem, em conversa com o Sérgio Azenha sobre problemas e métodos de gestão de cor, ele apresentou-me dois links muito interessantes e que explicam alguns problemas que também eu tenho com cor.

    Geralmente, o meu espaço de edição é color managed e tem por base o AdobeRGB. O espaço de cor é maior e preferível para as várias conversões necessários, especialmente para impressão. O problema é que os browsers, e a maioria das aplicações básicas de visualização de imagens não são color managed, e tem por base o sRGB. O que implica? Toda a imagem apresentada em sRGb que tenha sido gravada em AdobeRGB, aparece desaturada. Vejam os exemplos dos alvos de cor na GBallard.net para ver as diferenças!

    Este era um problema que eu associava inicialmente à compressão dos JPEGs, mas sem grande fundamento - apenas uma suposição. Mas agora já sei. Para a web, haverá sempre mais um passo - converter para sRGB antes de usar o" Save for Web"! O método está novamente descrito na Gballard.net

    2007-02-11

    A chamada



    No verão passado, o Governo Sombra (que está prestes a lançar uma mixtape) actuou no 3870 Jovem, na Torreira. O Mô entregou-me uma câmara para filmar o concerto, montei a câmara no topo do andaime de suporte ao som, e pus a gravar. Depois de confirmar que estava a gravar, fechei o painel LCD, para poupar bateria. MAS (e tem sempre de haver um mas) ao fechar o LCD, devo ter tocado acidentalmente no botão do stop, e como não tinha como confirmar o estado da gravação sem o LCD aberto, a câmara ficou o concerto TODO parada...

    Naturalmente, quando verifiquei que a câmara não gravou absolutamente nada, fiquei extremamente desiludido. O dia já tinha sido difícil, e esta foi mais uma atenuante. Eu não compri a tarefa, a banda ficou sem a filmagem do concerto... not good.

    Mas afinal, parece que o grande amigo Camões afinal tinha uma das musicas gravadas! E só hoje é que me disse (heheheh). Portanto , sinto-me ligeiramente redimido. Se houver por aí mais povo com algo gravado, era bom de se ver :D

    2007-02-08

    We Are All Photographers Now!



    A Madalena Lello, do blog Saisdeprata-e-pixeis, deixou um coment ontem a anunciar esta exposição em Laussanne, Suiça, em que todos são convidados a participar.

    Checkem o post no blog dela que tem mais alguns links, e checkem o site da expo para mais info e como participar!

    Artigo da revista Super Foto Prática

    Nos últimos dias tenho postado mais sobre fotografia de skate. Achei que seria interessante disponibilizar o artigo que escrevi há quase meio ano para a revista Super Foto Prática sobre o mesmo tema. Contactei a equipa e naturalmente autorizaram a publicação aqui no blog. Portanto.. aqui vai o artigo "Tema Prático - Skate", publicada na revista Super Foto Prática na edição #106 - Out. 2006. Obrigada Marta e restante equipa!

    Nota: O artigo está em PDF, e quando aberto, necessita de ser rodado (View -> rotate view -> counterclockwise)

    Enjoy :D

    2007-02-07

    Skatebyte.com novamente online

    Depois de um pequeno periodo em obras, o skatebyte.com - site de skate tuga mais importante que temos, está novamente on-line com a cara lavada e novas formas de mostrar os conteúdos. Checkam!

    iluminando a caixa de grinds

    Tiago - nosegrind_450

    Uma das tarefas mais importantes e mais complexas de fotografar skate é a iluminação. Aliás, não é só no skate mas sim em qualquer género de fotografia. Em qualquer género, é o elemento que muitas vezes faz a diferença entre uma imagem ordinária e uma que brilhe. Este domingo na Gaf, foi uma muito boa oportunidade para experimentar alguns esquemas e treinar a técnica. Tal como para o skate, o skatepark é um óptimo espaço de treino fotográfico dado o nível de controlo que se pode ter, especialmente quando há poucas pessoas. No street, geralmente não há tanto tempo para pensar.

    Tal como mencionei no post anterior, é muito incomum utilizar as distâncias focais normais para o skate. Mais, detesto fotografar o pessoal de costas. Tem a haver com a abordagem que tenho a imagem de skate - mais que retratar a manobra, sinto que estou a retratar a pessoa. E como tal, prefiro ver e mostrar a cara, para que se saiba de imediato quem está a dar a manobra. Além do mais, o publico alvo não tem muito interesse em ver "man ass"...

    Esta imagem apresentou dois problemas à partida - a primeira era a composição. Para o frontside nosegrind, quer do Tiago, quer do Diogo, esta foi o único ângulo que encontrei em que podia lhes mostrar de forma reconhecível, sem destruir visualmente o obstáculo. Ainda experimentei ver com a fisheye e a lente normal como seria o ponto de vista horizontal (para aproveitar o céu fantástico), mas a composição ficava horrível. Deste ângulo mostro bem a manobra, o skater, o obstáculo e o ambiente.

    setup_450

    O próximo passo é atacar a iluminação (podem ver na imagem em cima). Escolhi uma abertura maior (f5.6) para poder (1) reduzir a profundidade de focagem, de modo a tentar obter um pequeno plano focado (2) baixar um pouco a potência dos flashes para uma recuperação rápida tendo em conta o desgaste das pilhas ao trabalhar noutras imagens e (3) para poder afastá-los mais da cena. A exposição do flash é controlada pela abertura e não pela velocidade, e com uma abertura maior, posso jogar bem com o zoom e com a distância. A minha luz chave é a da direita, exposta para dar f5.6 na frente do skater, e o flash da esquerda efectua a acentuação e o recorte, e está um pouco mais potente. Os flashes estão em posições opostas - o chamado "cross-lighting". cria uma boa modelação do corpo, com a zona central ligeiramente escurecida, e com sombras suficientes para tornar a imagem algo dramática. Funciona bem. Restou então ajustar a velocidade para capturar o ambiente/céu. o resto do cenário está praticamente em silhueta, mas o que interessava-me captar era o céu. 1/350s foi o valor encontrado - ligeiramente subexposto mas que permitiu salientar as cores do céu do fim do dia.

    No inicio do post está o resultado do processo - um dos excelentes nosegrinds do Tiago "Brasileiro" no picanso com o Diogo na Gafanha da Nazaré

    2007-02-06

    Distâncias focais

    Diogo Teixeira - Nosegrind

    Não é muito comum eu utilizar uma distância focal "normal" (entre os 35 e a tele) quando estou a fotografar skate. Desde que orientei a fisheye, de certa forma "colei-me" a ela. Em skate, é mesmo muito útil, e para muitas situações é quase norma usar. Com costumo dizer, a lente permite acentuar a manobra de skate - o skater parece mais rápido, o obstáculo mais longo e mais alto, a distorção acentua o movimento e o dramatismo, e a curta distância focal aumenta a sensação de profundidade - é um expoente máximo de "in your face". Acho que a imagem do lipslide do Diogo Teixeira no post anterior é uma boa demonstração disso.

    Mas a fisheye não é a única lente a utilizar. Distâncias focais normais e especialmente as teleobjectivas são comuns, e o efeito é complementar - linhas normais (horizontais e verticais) para uma imagem mais calma e relaxada, compressão da profundidade de campo fazendo os obstáculos parecerem reais em forma e dimensão, curta profundidade de focagem (para aberturas maiores) exigindo uma focagem mais precisa e que ajuda a salientar o skater, e um ponto de vista de observador, mais distante.

    No fim de semana experimentei usar as focais normais para algumas imagens onde normalmente utilizaria a fisheye. A composição é mais complexa que com a fisheye. Com a fisheye (ou uma grande angular no geral), a grande preocupação são os objectos do primeiro plano e a forma como aparecem - elementos completos na imagem e as linhas e formas criadas pelos objectos do primeiro plano. Tudo o resto é fundo e geralmente não interfere. Já com as tele, a compressão dos planos faz com que todas as formas estejam evidentes e próximas (focadas ou não). O plano principal fica composto com mais elementos. Escolher o que fica e o que sai exige muita atenção do fotografo. Outra preocupação que tenho é das verticais serem verticais; Pontos de vista baixos ou muito altos tornam as verticais convergentes. Uma altura intermédia e o plano do sensor paralelo ao obstáculo garantem verticais correctas (há de ser interessante aplicar os movimentos da view camera nestas situações). Como sempre é uma decisão de compromisso.

    Há mais um detalhe importante a ter em conta ao usar teles - iluminação. E é nesta situação que os comandos por rádio são um "must". Com uma tele nas digitais, facilmente ficas a mais de 10-15m de distância da acção e dos flashes. Cabos nesta situação e a preocupação do "line of sight" dos sensores ópticos só atrapalham. Com radio, a liberdade de movimento é total e não há risco de terceiros interromperem uma ligação acidentalmente, nem ninguém disparar os teus flashes.

    Creio que esta imagem é uma boa demonstração disso. Um frontside nosegrind relaxado na caixa de grinds curva do skatepark da Gafanha da Nazaré.

    2007-02-05

    Diogo Teixeira - Lipslide

    Diogo - Lipslide_better _450

    Ontem, nem tudo correu como planeado, mas não deixou de ser muito bom. Inicialmente tinha combinado ir para a Maia com o Diogo, pra skatar e fotografar uns toques dele no street nortenho. Mas infelizmente no sábado e domingo de manhã, o tempo estava muito estranho e não arriscamos. Portanto ficou combinado ir até à GAF skatar lá no parque.

    Verdade seja dita, ja não ia àquele skatepark há já bastante tempo.. talvez meio ano,talvez mais. Sabe sempre bem voltar para desenferrujar. O parque continua a ser um óptimo parque, mas já se nota a necessidade de manutenção. Há algumas placas com buracos (especialmente nas quinas da pirâmides) e o desgaste da madeira nalgumas partes da minirampa. São uma dúzia de placas q tem de ser mudadas ao todo, mas nada que impéça a skatada.

    Lá fui eu e o Sebolinha (que ainda não tinha lá ido) estrada fora pra skatar. Quando lá chegamos já estava um grupo porreiro a skatar... pessoal que eu já não via há muito tempo e que deu para notar a evolução. O Elson continua com os toques potentes de nollie, o Tiago "brasileiro" com boa técnica, os "putos" e novos membros da team da Blast Boardshop com segurança nos obstáculos grandes, o "Casal" com boa evolução na mini-rampa... tempo passa pessoal evolui.

    Bem, já que não pude sacar as imagens na Maia, saquei-as na GAF. Tive a testar os triggers por radio para os flashes compactos ao mesmo tempo. Funcionam bem, apenas um deles tem alguns problemas a disparar.. de vez em quando falha, se saber bem porque (ainda).mas realmnete, por rádio é tudo muito mais simples e eficiente - nada de cabos, nada de line of site. E a possibilidade de usar a teleobjectiva e efeitos de compresão.

    E por falar em teleobjectiva, ontem experimentei tirar algumas imagens sem a fisheye. Confesso que a fisheye é grande vicio para o skate. É muito natural o seu uso pelas vantagens q trás - próximidade, distorção positiva, sensação de dimensão e grandeza, etc... Mas a teleobjectiva é sem duvida muito util e capaz de mostrar outro lado... depois mostro.

    Por agora fica o lipslide do Diogo...

    2007-02-04

    Diogo Teixeira

    diogo_retrato

    Amanha conto a história...

    P.S. o blog está na nova versão (ex. beta). Espero estar tudo em ordem...