2007-05-24

The pocket ringflash


Quer se goste ou não dos ringflash, há que considerá-lo como opção.aquela luz completamente uniforme e frontal tem características e efeitos muito próprias sobre os sujeitos das imagens em que é usado.

Na ausência monetária para poder adoptar uma solução de estúdio como os da Profoto (800€ de flash mais 1300-4000€ para o gerador - a alternativa barata seria o ABR800 da Alien Bees, mas infelizmente já não é suportado na Europa), e a necessidade de uma luz móvel, nas opções a considerar para este tipo de flash são duas - ringflash de macro, comerciais, ou a solução "handyman", a.k.a. D.I.Y. ..

Os ringflashes comerciais, de macros, tem dois problemas - primeiro, a baixa potencia (NG na ordem dos 14). Segundo, o diâmetro do anel, que geralmente não passa dos 55mm, limitando as objectivas em que pode ser aplicado (a Sunpack tem uma que suporta até 77mm, mas como o autor do post da versão D.I.Y. q se segue menciona, o flash não cobre a largura que uma grande angular cobre, geralmente.

E portanto, quando as versões comerciais não servem, resta uma hipótese - construir o flash. Esta não é a primeira versão que vejo de um ringflash produzido, usando um flash comun como fonte de luz. Mas lá que funciona, ai disso podes ter a certeza! Se virem o post do Strobist onde o link para esta versão foi publicada, encontram links para as outras versões.

Eu há muito que gostava de ter um ringflash (de preferência uma da Profoto - não há nada igual! :D). Mas por alguma razão que não consigo decifrar, nunca tentei produzir um... ou melhor, nunca passou do papel. Já tinha imaginado um, em que em vez de um flash, usava dois flashes de lados opostos (para evitar o problema da má distribuição da luz internamente, mencionado no artigo), e disparados para dentro de algo relativamente grande, como uma daquelas formas metálicas de fazer bolos... Para mim o problema que encontro na produção é : 1- gosto de fazer as coisas bonitas, e com metal, n sei trabalhar bem; 2 - como suportar os dois flashes correctamente (imagino orificios laterais com as cabeças do flash enfiadas la dentro, e os flashes encaixados com os transmissores sobre um bracket fixo à base da máquina... O grande problema é a pouca margem de manobra que as alturas das peças permitem.... e finalmente, 3 - como produzir o anel interno(que fica em volta da objectiva) e 4 - onde orientar acrílico do branco transparente ou equivalente! (whew!, tanta coisa

Enfim.. ainda hei de experimentar um dia destes!!!

No comments: