2007-02-14

Gestão de cor - Web vs. AdobeRGB

Ontem, em conversa com o Sérgio Azenha sobre problemas e métodos de gestão de cor, ele apresentou-me dois links muito interessantes e que explicam alguns problemas que também eu tenho com cor.

Geralmente, o meu espaço de edição é color managed e tem por base o AdobeRGB. O espaço de cor é maior e preferível para as várias conversões necessários, especialmente para impressão. O problema é que os browsers, e a maioria das aplicações básicas de visualização de imagens não são color managed, e tem por base o sRGB. O que implica? Toda a imagem apresentada em sRGb que tenha sido gravada em AdobeRGB, aparece desaturada. Vejam os exemplos dos alvos de cor na GBallard.net para ver as diferenças!

Este era um problema que eu associava inicialmente à compressão dos JPEGs, mas sem grande fundamento - apenas uma suposição. Mas agora já sei. Para a web, haverá sempre mais um passo - converter para sRGB antes de usar o" Save for Web"! O método está novamente descrito na Gballard.net

No comments: