2007-02-24

Sapo Sanguessuga?

Enquanto analisava o tráfego do meu blog, vi algo interessante. A análise do tráfego revela muitas coisas interessantes. Desta vez tem a haver com alguém que procurava informação ou noticias de Ovar.

Parece que a sapo tem uma nova (? será ?) secção de noticias locais, e que basicamente recolhe informação dos blogs e páginas de noticias cujo feed RSS tenha a menção do nome da terra. Por exemplo para a Murtosa, vejam: http://noticias.sapo.pt/local/murtosa ( este post de certeza deverá aparecer

Agora a parte interessante. Por um lado, considero que é um serviço porreiro; de alguma forma há a agregação dos feeds e mais importante, os posts relativos a um tema, neste caso o local. Imagina por exemplo ter a possibilidade de agregar todos os posts com info relativo a fotografia... lindo, nera? MAS, será que é apenas um serviço comercial da Sapo, e que aproveita a info gratuita que outros autores produzem gratuitamente? Reparem no rodapé:

"Os feeds de RSS são para uso pessoal. Não podem ser utilizados para fins comerciais e o conteúdo não pode ser reproduzido ou alterado"

Acho OK, EXCEPTO se olharem para o canto superior direito, tem publicidade do Google, e que à pala das carradas de pageloads que a Sapo deve ter, deve lhes render alguma nota. Ainda que fosse possível que mais personas usufruíssem dessa informação como, por exemplo, eles cederem um feed RSS com a listagem dos tópicos que eles recolheram, mas nem isso... São os detalhes, amigos... os detalhes... :P

No comments: