2007-05-15

O produto


Ontem à noite estive a produzir uma imagem para o site de Governo Sombra. Trata-se de uma foto do produto físico do trabalho deles - a primeira mixtape.

O mais difícil deste tipo de imagem é trabalhar a luz no material reflectora. A caixa do cd e o cd estão colocados sobre um espelho, ou seja tudo o que é usado é material reflector espelhado. E como tal, é necessário um tremendo cuidado na colocação dos elementos para estes não aparecerem na imagem. Aqui, a Lei de Snell é tudo - o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.

Dada a posição do plano da imagem, practicamente perpendicular ao espelho, o espelho terá como cor/imagem o que está perpendicular a ele - ou seja o cd/produto e o fundo. O que está por cima não é visível graças à Lei de Snell. O fundo é um conjunto de cartolinas negras que estavam à mão. A cartolina dá um fundo óptimo, mas tem de ser usado com cuidado porque não é um negro perfeito e é algo reflectora para a luz.

A colocação da luz tem de ter em conta o produto, essencialmente. A caixa de CD é reflectora. Se a luz estiver paralela a ela, a luz virá reflectida - ver-se-á a fonte de luz espelhado na caixa. O mesmo acontece com o CD, que tem zonas metalizadas. Alias tinha interesse que a luz aparece-se reflectida nessas zonas para definir bem o texto. No entanto a tinta usada também era bastante reflectora (notei em testes). Decidi colocar a uma caixa de luz por cima do produto, ligeiramente inclinado (não tenho girafa). Assim, iluminou convenientemente, não estragou o detalhe da face da capa (o ângulo da luz para a face da caixa é muito diferente da capa para a câmera, e iluminou a parte espelhada do CD o suficiente para este ficar bem definido. Houve uma série de elementos frente ao produto que tiveram que ser tapados para não aparecerem reflectidas, mesmo que ligeiramente.

Este tipo de imagem é sempre um desafio, porque todo o detalhe é importante e suficiente para conseguir ou destruir a imagem. É um autentico puzzle... :D

No comments: