2008-06-03

A State of Solitude



De 7 de Junho a 5 de Julho, o meu colega Luís Leonardo, também conhecido como Elblura, terá à mostra no Hotel D.Luis de Coimbra uma exposição intitulado "A state of solitude". consegui apanha-lo pelo mensenger para umas perguntas rápidas:


As imagens que apresentas foram captadas ao longo do ultimo ano, ano e meio, por vários pontos do país? Tens andado à procura dos espaços?

Efectivamente foram captadas durante esse período de tempo que referiste. Quanto à procura dos espaços... A maioria das fotos foram tiradas durante alguns "foto-passeios" a lugares que me captam a atenção ou que julgo terem potencial. Identifico esses locais e programo uma sessão por lá, com calma e paciência.

Depois tinha também a ideia de explorar estes locais públicos mas de uma forma diferente... queria isola-los, do movimento diário a que assistem... (daí o titulo da exposição) e para isso tive mesmo que escolher as alturas ideais

Naturalmente, a maior parte do teu trabalho tem por base lugares, que muitos encaixam no conceito de não-lugares. Fascina-te este tema, ou há algo mais como a natureza gráfica dos lugares? O que te motiva para produzir estas imagens?

É realmente uma questão curiosa... Este conceito é dos que tenho gostado mais de desenvolver. Existe algo mais do uma percepção gráfica dos lugares, que existe e é o primeiro motivo de atenção, mas pretendo também descontextualizar esses locais do seu âmbito normal e tentando captar, um "ambiente paralelo" com que me identifico quando estou a fotografar. Não sei se me faço entender...

Em certa medida tentas criar um sentimento a partir desse ambiente, na imagem?

Exactamente... as fotografias acabam por transmitir o que sinto naquele dado momento ao estar naquele local...

Esta exposição, serve de ponto de partida, de balanço ou de chegada no teu percurso? Vais continuar a série, ou já tens planeada novas?

É um ponto de partida. Esta série foi elaborada a partir de um conceito concreto e vejo esta exposição como uma espécie de primeiro capitulo... É uma série em desenvolvimento até porque já tenho locais identificados para poder continua-la.

Vou continuar a explorar este conceito, em paralelo com outras ideias que tenho preparado também... Não me quero cingir a um só.


Não se esquecem de visitar www.elblura.com para verem o trabalho do Luís.

No comments: