2008-06-06

TinEye & Hello(again)

A primeira aplicação que vou referir é o TinEye, um motor de busca que pesquisa imagens usando imagens. Descubri pelo blog "Lighting mods" de Rui Leal. TinEye baseia-se a pesquisa numa imagem que carregamos, ou o endereço de uma imagem na web, analisa a imagem (entenda-se o seu conteúdo, a vários niveis) e procura nos seus indices pro imagens com as mesmas caracteristicas ou semelhantes! É uma verdadeira pesquisa por imagens.

É muito útil para ver origens de imagens, imagens identicas em grande parte, mas com algumas modificações, e até onde andam as nossas imagems. O motor ainda esta a indexar imagens e o acesso ainda esta restrito a convite. Mas vale a pena ver o vídeo!

www.tineye.com

Ante-ontem tive uma noticia triste - o Hello vai acabar. Para quem não conhece, o Hello e(ra) um serviço único para troca de imagens. É comparável ao messenger para imagens. Podiamos estar num chat com um amigo e ao mesmo tempo partilhar, na mesma janela, imagens e falar sobre as mesmas. E sabiamos exactamente o que cada um estava a ver no momento.

Infelizmente o serviço irá terminar dia 11 de Junho. É pena porque o programa era verdadeiramnete fantástico, especialmente para a troca de opiniões sobre imagens, algo que o messenger não é eficiente a fazer. Tentei o sacar há dias, mas nem isso é possível, já. No entanto, e felizmente, há um grupo a recriar o Hello (chamando-lhe Hello-again). Ainda não está disponível, mas os primeiros testes já permitiram fazer a ligação entre máquinas, e portanto um beta deve estar brevemente a caminho! E deverá haver Hello(again) para Mac e Linux ;)

Para acompanhar: www.helloagainapp.com

(obrigado Paulo, novamente, pela info...)

No comments: