2008-05-23

A Holga Actualizada

Ontem em conversa com o Sérgio Azenha, ele apresentou-me uma série de novos modelos da Holga e entretanto descubri mais alguns. Para quem não conhece, a Holga é das câmeras fotográficas mais fabulosas que podem existir. Tecnicamente são caixas plásticas muito mal construídos, mas isso faz deles excelentes cameras inseridos no movimento de lomografia / toy cameras. Os defeitos de fabrico são verdadeiramente as suas virtudes. Imagens desfocadas, entradas de luz, forte vinhetagem...

Eu tenho uma Holga há mais de 3 anos. É uma camera de Médio Formato, e habitualmente uso-o para fotografar no formato quadrado, mas já inseri rolos de 35mm nela, o que permite preencher toda a área da película.

Actualmente existem os mais diversos modelos disponíveis - com lente de plástico ou vidro, com flash colorido, sem flash... Mas há mais e novos acessórios. Os mais recentes que descobri:

  • Holga com sapata para flash - Esta é talvez a versão que mais interesse despertou - ter a sapata para o flash significa que é possivel acopular um flash na sapata (mais rapido que o tipico interno que demora uma eternidade a carregar), ou um transmissor para um conjunto de flashes. Imagina as possibilidades criativas associadas!
  • Holga dourada - Eu pintei uma parte da minha branca, mas esta é mesmo o topo do "bling! bling!". Também em vermelho!
  • Stereo Holga - uma Holga em estéreo! Quem imaginou esta é génio, certamente!
  • Máscara de 35mm - As Holgas geralmente vem com duas mascaras - uma para o formato 6x6 e outra para o 6x4.5 (vertical), de modo a marcar correctamente a moldura da imagem na película. Agora, há uma máscara para 35mm!. Eu prefiro preencher as margens, mas para quem não gosta, eis a solução.
  • Holga panorâmica - se a vinhetagem a 6x6 já é fortissimo, imagina com uma versão panorâmica. Se bem que é estenográfico (pinhole), deve resultar...
  • Holga SWL  - com visor de nivel de cintura ... mais uma bem pensada, mas que deve ser difícil de usar de dia...

E a generalidade deles são tão baratos, especialmente pelo Ebay, que não dá para enganar!

1 comment:

ana sofia santos said...

aiiiiii
gostava de ter uma :)
uma de cada claro hehe