2007-07-29

Primeira parte - completa!

parte1_450

  • Estrutura
  • Fole
  • Back
  • painel da lente


A estrutura já esta completada, ou quase.. na realidade falta apenas adicionar um elemento de ligação entre o rail e o tripé. A peça está lá (a peça central no rail) mas falta adicionar a rosca de 1/4"... e que tenho de descobrir como vou fazer. Imaginei que uma chapa furada e enroscada com rosca de 1/4" seria uma possibilidade, ou uma porca soldada na chapa, mas o "grande problema" é mesmo a medida - 1/4" - ou seja uma rosca não milimétrica. Por acaso em tempos andei a procura na "sucata" da garagem por porcas do género e tinha umas poucas q guardei.. não sei aonde.. Mas a porca soldada a um a chapa metálica, fixa á madeira deve ser muito provavelmente a solução mais simples.

De qualquer forma, faltam essencialmente 3 partes - "Painel da lente (q farei apenas quando tiver a lente), o fole, e o back/suporte de película. O back e o fole são, sem dúvida, as partes mais complexas. O back tem de ser planeado de forma meticuloso para ser funcional. Tenho q ver onde posso orientar as chapas de molas para efectuar correctamente o movimento e fixação do suporte de película. Nas grande formato, o visor é o vidro despolido, sem nenhum tipo de material a obstruir a projecção da imagem da lente sobre o vidro. Depois de composto e focada a imagem, o suporte da película é inserida entre o corpo da maquina e o despolído, que se serve de molas para pressionar o suporte contra o back. Parece simples em teoria, mas o plano da película e do vidro tem de ser posicionado muito precisamente para preservar a focagem.

A outra peça importante é o fole, pois esta requer os materiais certos - tem de vedar a luz. A página do Phil San é bem descritivo - "blackout" no interiore outro material (Nylon) para a superfície exterior. Já a página do Joe Smigiel tem o passo-a-passo do processo. Foles costumizados comerciais ainda são carotes, portanto vou arriscar fazer o fole. Só tenho é de arranjar o "blackout". Se alguém tiver e quiser despachar, manda-me um comment ou um mail. Ou se souber onde posso adquirir em PT o material, também dava jeito ;)

A aventura continua! ... :P

3 comments:

MN said...

Muito bem, a coisa está a andar! :D

Olha, no que toca à ligação ao tripé, lembrei-me de um acessório que tenho em casa que talvez fosse útil; é uma chapa, com uns 10cm, que servia para:

1. de um dos lados, suportava um flash, daqueles maiores;
2. do outro, enroscava no tripé.

Ou seja, seria um pedaço de metal já com a rosca aberta. Vou ver se encontro alguma imagem para te mandar...

MN said...

Bom, isto foi o melhor que encontrei:

http://www.sunpak.jp/english/products/pf20xd/index.html

Repara na peça metálica que junta o flash à máquina; será qualquer coisa parecida com isto...

photoshop restoration and retouching said...

Great stuff. Thanks!!