2007-07-25

Model Mayhem, Jim Fiscus, e Photosynth

Model Mayhem - Lighting Setup tutorial

O fórum do site Model Mayhem tem um thread espectacular dedicado a iluminação, em que alguns excelentes fotógrafos colocam imagens e configurações de iluminação. Serve para a partilha de métodos e uma discussão técnica engraçada.

o link: http://www.modelmayhem.com/p.php?thread_id=96872&page=1

De referir, é possível descarregar através do endereço http://www.kevinkertz.com/fm/LightingSetup.psd.zip os ficheiros para criar os esquemas de iluminação. É um template porreiro, e no primeiro post há alguma info de como utilizar.

Entrevista a Jim Fiscus

O Altpicks.com tem uma entrevista interessante ao fotografo comercial Jim Fiscus. Uma leitura interessante!

http://altpick.com/spot/jim_fiscus/index.php

Microsoft Photosynth

E por fim, a coisa mais espectacular que tenho visto nos últimos tempos a nível de inovação. O Photosynth é uma aplicação de que recria espaços multi dimensionais com base em imagens. O espaço criado é navegável e permite analisar os pormenores com base na colecção de imagens recolhidas. Não se trata apenas de imagens recolhidas de forma propositada - são imagens aleatórias do espaço. Imagina recriar um espaço conhecido, apenas com base em imagens recolhidas do Flickr, por exemplo!

O TED.com tem um vídeo do discurso de apresentação da aplicação, pelo criador Blaise Aguera y Arcas. É realmente de ficar boquiaberto! E deposi quando estiveres mortinho para o testar, basta seguir o link http://labs.live.com/photosynth/default.html para experimentar a demo da aplicação. É verdadeiramente lindo a fluidez da visualização! 5*!

No comments: