2007-06-19

Desatenção, desleixo...

_DSC9343_450

O que não mencionei no post de ontem foi o quão mau saí fotograficamente,no domingo. Para já, saquei muito poucas fotos. Estava mais interessado em andar e ver andar que andar com a máquina na mão. É uma "mudança" que ás vezes apetece. E quando se está com a máquina, nestas condições, o desleixo aumenta, e os detalhes escapam.

Esta foto e a do post de ontem é exemplo... Dois bons toques, duas fotos relativamente fraquinhas. E porquê? Total desatenção aos detalhes.

Basicamente para as duas fotos, usei um esquema de duas luzes (em cross-lighting). Mas se olhares bem para as imagens, só há luz de uma fonte. Que aconteceu, perguntas? Desleixo e desatenção! Geralmente tenho os dois flashes (Metz 54Mz-4) na mochila, uma com sapata para a máquina e outra com a célula fotossensível montada (SCA 3083). Visto que tinha os dois flashes afastados, montei a ligação por rádio - transmissor na máquina, e receptores nos flashes. E se tiveres mais atento que eu a ler isto, já terás percebido o problema - receptor montado na sapata da célula....

A base da célula é visualmente idêntica às sapatas "normais" do flash e não tem qualquer contactos externos. Ao ligar a receptor ao flash nada acontece. Carrego no botão do teste do transmissor e o flash não dispara. Ver settings, botões de power, etc.. teste... nada. Aliás de vez em quando até disparava, aleatoriamente, porque o segundo flash também estava ligado e por vezes a célula disparava e por simpatia, em vez de ser por estar ligado ao receptor. Esquisito não é? Acredita que sim! Só detectei o erro quando olhei para a frente do flash e vi a janela da célula... e aí já era "tarde demais".

De qualquer forma, a desatenção do estado do equipamento (o acessório ligado a ele) comprometeu completamente a imagem ao nível da luz. Queria duas luzes, fiquei só com uma. A escolha da lente / composição também não foi a mais famosa. Tele na vertical neste corrimão funciona bem, ou a fisheye numa posição mais paralela ao obstáculo. Fica para a próxima.

E fica atento ao que fazes!

3 comments:

Anonymous said...

A paixão pelo skate falou mais alto (hehehe), agora tens de lá voltar outra vez mas deixa o skate em casa :P
Parece-me que o local tem bastante potencial, gostei das cores, das texturas e do aspecto "old-school".

fred said...

que modesto... :)
é que apesar do teu desleixo ficou alta foto... mas é bem quando não nos contentamos com apenas um resultado e queremos sempre mais e melhor...
Parabens pelos teus sites, blogues e dicas... caí aqui quase de para-quedas e tou a gostar do que vejo! Abraço!
Fred

MytyMyky said...

Oi fred! Obrigado pelo comentário, e por gostar do blogue. De qualquer forma, só quero alertar para o facto de este ser o "velho" blogue. Mantenho visível porque sempre permite mostrar info ao pessoal, mas este conteúdo e as novidades estão agora no meu site principal : www.miguelalho.com .

Obrigado novamente