2007-06-22

Digitalizar Película

DiogoTX_01_450

Ontem o Go Skateboarding day em Ovar esteve 5 estrelas. Já não participava num dia de eventos assim há muito e soube muito bem. Praticamente não fotografei nada porque tava a curtir tanto andar ás voltas no skate. Esteve uma tarde excelente, mesmo óptimo para o evento! Parabens a todos que participaram e organizaram. Há muitas mais imagens do evento no blog do evento: http://gsdovar.blogspot.com

ANyway, gosto imenso de fotografar com película. Sei que não é o mais eficiente em muitas ocasiões, (nem o mais seguro) mas ainda sabe muito bem pegar numa Bronica ou Yashica ou mesmo a Holga pra mandar uns disparos. No domingo levei para o parque a Yashica, uma TLR, para disparar um rolo. Acabei por fazer uns retratos de alguns por lá.

Fiquei contente com algumas das imagens. A capacidade de reduzir a DOF nas médio formato é fabuloso. Se calhar é por isso que gosto tanto. Esta selectividade é muito útil. Também, a dimensão da película de médio formato é óptimo para digitalizar. Dá para sacar muito detalhe com uma digitalização a 1200DPi (dá uma imagem 2500x2500pixeis, aprox.)

Infelizmente, não é fácil digitaliza-los! Ou pelo menos ainda não acertei no workflow. Tenho uma Epson 4180 Photo, e estou a usar o software Epson Scan, que veio com o scanner.Gostaria imenso de usar o Silverfast. Até tenho uma cópia legal do software (versão SE distribuída noutros scanners da Epson), mas infelizmente não consigo activá-lo (actua como se de uma demo se tratasse). Não é que o Software da Epson seja mau, mas é muito automático - os crops são automáticos (o que é problemático com as imagens da Holga, pois muitas vezes uma sub-exposição e vinhetagens são consideradas espaçamento entre imagens e é impossível incluir as marcas da película - a numeração lateral), a exposição é automática, o controlo das cores é automático... É possível efectuar ajustes, mexendo nos level, curves e afins que o software disponibiliza, mas por alguma razão é tão esquisito.

Basicamente nos scans, preparo a imagem o mais próximo que consigo daquilo que quero e resolvo o resto no Photoshop. Geralmente aplico uma curva que abre os midtones tb, para clarear a imagem. Mas o tratamento da cor é o que complica tudo. A típica escolha do branco com os levels nem sempre funciona. Há grão e brancos impuros. Escolher o cinza é uma chatice tremenda... Se calhar ainda não interiorizei ou descobri o esquema correcto para o ajusto da cor, especialmente de película!

Se alguém tiver dicas, agradecia que deixasse nos comments, ou que me enviasse um mail! Gracias!

No comments: