2007-06-23

Torrents e fotografia

Tal como o google, os Torrents são óptimas formas de encontrar informação, especialmente no formato de documentários. Aliás, diria que os documentários são a principal fonte de informação que retiro do formato... isso e umas series animadas (Samurai Jack e SouthPark).

Felizmente no último ano ou mais tenho conseguido encontrar alguns bons documentários sobre fotografia, ou arte no geral. As melhores, na minha opinião, são as que a PBS e a BBC produzem. Muita qualidade na produção dos programas. E a TV assim exige.

De tempo a tempo aparece uma ou outra ligada directamente a fotografia. Ainda hoje vi um sobre o David LaChapelle do Channel 5 (2002). Foi muito interessante ver o processo de trabalho do fotografo e da sua equipa, e muito fixe poder ver algumas imagens que já conhecia a serem criadas!

Portanto para o post de hoje decidi listar alguns dos Torrents que já obtive (alguns ainda não tive oportunidade de ver)

Documentário Biográfico (ou quase):
Portrait of a Photographer - David LaChapelle Channel 5, 2002;
Photographer-Annie Leibovitz-1993
Photographer-Sebastião Salgado–The Spectre of Hope-2000
Photographer - Man Ray - 1998
PBS - american Masters - Andy Warhol - 2 episódios
BBC - Power of art - série de 8 episódios documentando os grandes artistas como Caravaggio, Rembrandt e Picasso. Há uma versão legendada em PT.

Arte:
BBC - Design Rules - serie de 6 episódios muito bons sobre como melhorar o design interior, e explica de forma simplificada muitas das "regras" de design (e arte).
BBC - How art made the world - serie de 5 episódios (+1 de extras) sobre a história / desenvolvimento da arte.

Geral:
PBS - The War in Iraq, Through Photographers' Eyes

Alguns são tão "raros" (não há assim tanta gente a obter este tipo de vídeo ou a suporta-lo) que os tempos de obtenção são longos ou nulos... ou então sou eu que continuo com a ligação super lenta. Também, dado que alguns são reproduções de cassetes VHS gravadas da TV, a qualidade poderá não ser a esperada... Mas a espera vale a pena!

No comments: