2007-06-25

40º Aniversário da revista Photo!

photo440

Se há revista de que gosto e que recomendo vivamente a quem goste de fotografia, a primeira a mencionar é sem dúvida a revista PHOTO. A revista francesa dedicada a apresentar o melhor que se faz, quer a nível artístico, quer a nível profissional na fotografia, celebra este mês o seu 40º aniversário!

É a única revista que colecciono de forma dedicada. A primeira edição que comprei foi a 399 e desde a 4007 (Março 2004) que não falho uma edição. A edição mais antiga que tenho é a 119 de Agosto de 1977 (com trabalho de Bresson e Bourdin). A evolução da revista desde daquela altura é notória estando bem mais completa com as novidades das publicações e noticias das exposições. Além do mais conta com as entrevistas e alguma info do mercado, tudo elementos que faltavam nessa edição de '77. Mas mesmo assim a revista de então era uma delícia para a visão.

Adoro o formato e conteúdo da revista e considero-o o mais completo. Só tenho pena de estar em francês, pois não estou muito à vontade com a língua (se bem que consigo entender boa parte do que leio). Contém sempre info sobre exposições e sites de interesse, especialmente de fotógrafos a merecer destaque, lista de livros novos no mercado, artigos dedicados a fotógrafos e a tipos de imagem (sempre com imagens de topo, quer de qualidade quer de produção) e informação breve sobre compras e software e tutoriais (e basta). Os fotógrafos e os seus trabalhos que aparecem na revista tem sem dúvida o destaque e tratamento merecidos.

Esta edição especial tem na capa (e interior) a Natalia Vodianova, modelo muito destacado pela revista ao longo dos anos, e ainda tem: lista de 40 livros escolhidos pela revista (o que é sempre uma dor de ver pois há tantas que quer e tão poucas que posso comprar...), 40 imagens imagens/artigos sexy publicadas ao longo dos anos, os 40 sites web incontornáveis, 40 talentos com os seus 40 anos (mais ou menos) nas areas da moda, retrato, paisagem, jornalismo, natureza e artes (incluindo David Lachapelle, Terry Richardson, Marino Parisotto, Jill Greenberg, Denis Rouvre, Martin Schoeller, Philip Blenkinsop, Nina Berman, Guido Mocafico, Gregory Colbert, Tim Flach e muitos outros) e entrevistas a alguns dos peritos da área sobre a evolução da fotografia nas últimas 4 décadas. A não perder!

Para acabar, hoje quando fui ao quiosque da Torreira para comprar a revista (repare que tenho de andar uns belos quilómetros para conseguir obter a revista), comprei-o no dia em que chegou ao quiosque (tive sorte) e tive a sensação que pela primeira vez tinha falhado uma edição. Felizmente verifiquei, ao chegar a casa que era apenas impressão e que na realidade a última que eu tinha era efectivamente a de Maio, numero 439. Está "completo"!

No comments: