2007-01-14

As origens da arte

Amanha, na RTP 2, inicia a amostragem de uma série documental de cinco episódios bem interessante - "As Origens da Arte".

Ok, é aqui que começa a ligeira confusão. Pela apresentação do anúncio, eu reconheci as imagens. Há uma série documental que encontrei na web e vi na integra, produzida pela BBC chamada "How Art Made the World". Apenas uma confusão de nomes? Provavelmente. Bem, pelo menos há o grande conveniente e vantagem de a série ficar legendada na TV - mais acessível a quem tiver dificuldades com o inglês.

De qualquer forma, sendo o "How art made the world" como suponho que seja, devo dizer que a série está muito bem feita e extremamente interessante. Eu fiquei colado a vê-lo no PC, e acho que vi um ou outro episódio mais que uma vez. É muito fácil de ver, sendo apresentado pelo Dr. Nigel Spivey, e segue muito o estilo de documentário da BBC, muito informal e muito cativante.

A série analisa a evolução da forma de humanos descreverem pictorialmente outros humanos, desde o exagero das formas à representação exacta; a origem do desenho; a arte da persuasão (especialmente política); o contar histórias; e o fascínio da morte na arte. O site da série contém muita informação sobre os episódios e merece uma visita. Um óptimo complemento para a série visual!

PBS - How art made the world

No comments: