2008-05-05

Fotografar casamentos... (parte 1)

O sábado foi o meu primeiro casamento - uma experiência que nunca tive, nem tinha grande vontade de ter, mas que tendo surgido, aceitei. Verdade seja dita, não é um tipo de fotografia que se insere num estilo que gosto. Gosto de produzir imagens, de compor tudo ao meu gosto, e não tanto trabalhar com o momento ou com o que há. Prefiro criar mais que reagir.

Mas como em tudo, há muitas lições a tirar. E como servem de dicas para mim, pode ser que sirvam para alguém mais:

JPEGS

Considero que os JPEGs são o formato ideal neste tipo de evento. É discutível, eu sei, mas o RAW é overkill. Durante o casamento fiz cerca de 7Gb de fotos, em jpeg, numa 5D de 12Mp - imagina se tivesse usado RAWS! Andei com uma serie de cartões de 1GB e 2GB, sendo que usei de 1GB em casa de cada um do casal. Deu para encher ou quase. Com RAWS, teria um terço do espaço a uso, e tendo em conta o tempo disponível (1 hora, aproximadamente em cada casa e directos para a missa) nunca teria tempo para descarregar as imagens e livrar o cartão (não tenho um disco com leitor de cartões).

Apesar de tudo, há um momento pelo menos em que disparar RAWs poderá fazer sentido - a sessão com os noivos já casados. No meu caso teria dado jeito porque a sessão foi já no final do dia (após a cerimónia) pelo que o escurecimento obrigou a usar flash(es) e a rapidez com que decorreu a sessão não deu para fixar completamente as exposições pelo que exigia pós produção. O RAW para essa pós produção é ideal, naturalmente.

De qualquer forma o JPEG é suficientemente permissivo, na edição. Não é perfeito e há perdas, mas enfim...

(AUTO) WHITE BALANCE

Ao longo do dia, a grande maioria das imagens são feitas em interiores - a casa do noivo e da noiva, a igreja, a boda... Interiores que não são estúdios significa condições de luz complexas. Muitas fontes de luz de temperatura de cor diferente, paredes coloridas que provocam colorização, uso de lâmpadas "economizadoras" que não são bem bem daylight... enfim.. um caos de cores de luz.

Nestas situações há duas formas de seguir - o primeiro é usar uma leitura manual de luz. fotografar algo branco (cartões, papel, etc) e usar a imagem como referência de branco. E funciona relativamente bem, mas exige alterações sempre que a luz mudar (e estamos com JPEGS e não RAWs).

A outra hipotese é usar o auto white balance e deixar que a máquina resolva o problema dos brancos, corrigindo a cor para o tom mais predominante. Assim, quando as condições variam um pouco, a máquina fica responsável para ajustar o branco, e , verdade seja dita, as máquinas já andam bastante avançadas a esse nível e corrigem bastante bem.

Eu, no entanto durante a grande parte da fase inicial do casamento tinha os brancos calibrados para flash, que não usei muito (mas que serve bem para daylight. E com paredes beiges e e janelas abertas e luzes acessas, deu um misto de tons que vão dar um pouco de trabalho a ajustar. Imagino como era com película....

Escolha de lentes

Usei durante a sessão uma 17-35, f2.8; 50mm f1.4; e uma 70-200 f2.8 IS. A máquina é full frame. Uma 28-70 f2.8 teria sido mais que óptimo e poucas vezes saíria da máquina certamente. Mas há situações bastante complicadas, e se a máquina tiver factor crop, deve então complicar mesmo muito! O médio formato nestas situações deveriam ser extremamente vantajosas, permitindo captar um corpo inteiro numa sala pequena mais facilmente, sem ter de recorrer às grandes angulares.

Acabei por usar principalmente a grande angular e a tele. A grande angular nos 17mm e full frame, são muito giros, dando o toque jornalístico comum a alguns fotógrafos. Criam algum dinamismo e tensão por si só. E também geram um certo efeito de encaminhamento do olhar para o centro também bastante funcional. Tentei usar nalgumas situações para dar um toque diferente. Não sei se a escolha foi a melhor (talvez não) mas na altura pareceu-me bem (ou então o único caminho a seguir devido ao pouco espaço existente).

-------------------------

Por hoje é tudo.. mas eu continuarei com a parte dois amanhã ou além.

1 comment:

Família said...

Miguel, Gostaria de ver este teu trabalho.
Procuro fotografo para o meu casamento.
Se puderes entra em contacto comigo através do mail: litacorreia@hotmail.com