2008-01-04

Fotografando grupos grandes

Nada facil... nada mesmo!

O problema de grupos grande é ... serem grandes! hehe. Mas a sério, conseguir juntar todos os elementos numa só imagem torna-se um grande desafio. Especialmente em termos de largura e especialmente querendo uma imagem quadrada! Ainda estou a preparar a edição das imagens e portanto ainda não tenho um produto final, mas sei que vai dar mais trabalho do que desejaria a conseguir a imagem que quero.

Só para situar, trata-se de parte de uma produção fotográfica para um grupo de musica tradicional local (quando o trabalho estiver finalizado, farei a publicidade). O grupo é bem grande (12 elementos, +/-). Em concerto, costumam estar divididos em dois grupos/filas, a maior atrás para os coro, e uma frontal para instrumentos clássicos. Infelizmente um dos instrumentos não estava presente e portanto o plano frontal ficou menos "denso", e o grupo atrás ficou ainda mais longo.

Eu já contava necessitar de pós produzir a imagem, especialmente na extensão do fundo na vertical, e para obter o efeito monocromático que pretendo. No entanto, ter um grupo tão largo quase que me tramou por não caber dentro da frame da imagem. Foi necessário puxar o grupo até contra o fundo para os manter dentro da área de 7 metros de comprimento que o fundo possuía. O fundo era de serrapilheira com 7m de largura e 3,9 de altura. Na realidade foram 3 tiras costuradas. Ter espaço nos extremos é importante para que a edição seja eficaz.

Nesta situação, também, a contar com a necessidade de extender o fundo, aproveitei para criar algumas imagens de "clean plane", ou seja do plano limpo, sem elementos frente ao fundo. Terei mais opções dessa forma para clonar. Pequeno detalhe, grande diferença em termos de eficiência.

A iluminação foi muito simples, uma luz de fundo/recorte apenas com o reflector metálico, de feixe bem largo, e uma luz a 45º com sombrinha, também alto. Ambas as luzes estavam suficientemente distantes para chegar ao grupo de uma forma mais ou menos uniforme. A diferença entre extremos do grupo foi de um stop, e permitiu uma modulação desejada. Admiti a adição de uma segunda luz, para preenchimento, mas acabei por optar por não usar.

Moral da história - com grupos grandes, a pré-produção é exigente. Procura garantir que os elementos caibam todos confortavelmente na frame, e se possível, procura formas de criar planos. No meu caso se pudesse elevar parte do coro num objecto tipo degrau, teria sido óptimo e a largura diminuiria bastante. Quanto à iluminação, não é necessário grande aparatos (ou nem sempre). Só tens de garantir alguma uniformidade, distanciando a luz (lei do inverso do quadrado da distância...).

No comments: