2008-01-01

2008...

Antes de mais, felicidades a todos para 2008! Espero que a festa ontem tenha sido grande e boa!

E entrar no ano novo conduz sempre a uma certa retrospectiva do ano anterior, e os desejos para o novo ano. Verdade seja dita, este fim de ano tem sido muito complicado para o meu lado, e isso naturalmente se reflectiu neste blog, que em Novembro e Dezembro tiveram muito poucos posts, muito menos que aquilo que gostaria de ter. Há imensas coisas novas a aparecer constantemente, quer ao nível contabilístico quer ao nível profissional; por vezes cometo erros. Mas passo a passo vou corrigindo e aprendendo algo novo. Espero que este ano seja o ano em que tudo fica em ordem!

A retrospectiva sobre o ano é sempre algo positivo a fazer - é bom vermos as coisas boas que nos aconteceram, e as más também. Ajuda também a clarificar os objectivos para o ano seguinte.

Coisas boas? conheci muitas novas pessoas e iniciei novas colaborações; participei nalguns projectos de vídeo novos e interessantes que é uma área em que estou menos à vontade; aprendi muita coisa nova de programação; aprendi uma série de coisas novas de fotografia; fui a Cabo Verde (e infelizmente ainda não voltei lá); construi uma câmera fotográfica;

Infelizmente nem todos os projectos pretendidos concretizaram-se: tinha no inicio do ano um projecto fotográfico que considerava muito interessante, e nem sequer arrancou; construi uma câmera 4x5" que mal tive oportunidade para utilizar como desejaria; tenho projectos que não tem corrido tão bem como desejava, apesar do esforço empregue; fiz muito pouca fotografia, muito menos que o que desejava; tive e tenho ainda imensos problemas relacionados com trabalhos e de "cashflow" a resolver - e portanto muito que aprender sobre "freelancing"...

Mas creio que tudo de mal que possa acontecer no percurso serve acima de tudo para provocar uma mudança. E nos últimos tempos é o que tenho acontecido. A insatisfação com os erros e os "não concretizados" serve de motivação. Com isso vi-me obrigado (e ainda bem) a organizar melhor o dia a dia, a agenda, e o workflow. O problema da gestão financeira e do trabalho serviu para planear um novo projecto do qual sinto-me bastante motivado a realizar agora em 2008 (e espero conseguir);... digamos que há muitas vontades - resta passar À acção, e quero que 2008 seja um ano em que passar à acção é "norma".

Pelo menos acabei o ano com um trabalho fotográfico, que aproveitarei para mencionar nos próximos posts, e o que aprendi no decorrer. Digamos que haverá matéria para mais posts!

Um bom ano novo!

No comments: