2006-09-06

The Best of Dean Collins on Lighting



Recebi anteontem os fabulosos DVDs do Dean Collins, sobre iluminação. Dean foi um fotografo que teve impacto nos anos 80 na forma de ensinar a ver luz. Infelizmente faleceu o ano passado após uma luta de 3 anos com o cancro.

Os 4 DVDs são uma recolha das melhores porções das cassetes VHS editadas no passado. Neste produto, são oferecidos mais de 6 horas de vido, com demostração de aplicação das técnicas e dos ensinamentos da luz, á medida que Dean explica como funciona e porquê. Extremamente didático. Apesdar do estilo dos anos 80 e a qualidade da imagem ser um pouco má, devido ao meio usado pa gravar, a Informação é do melhor!

Os DVDs são distribuidos pela Software Cinema e são um pouquito caros (preço especial de lançamento chegou aos 103 euros) mas vale cada tustão. E não há nada como fazer uma vaquinha... :P

3 comments:

Osiriums Ventaka said...

Bem, se não for mais nada, dá sempre para tentar perceber a ivolução ao longo do tempo. Não só ao nível do material, mas também na forma de criar espaços com determinadas iluminações.

Lembrei-me agora, que já fiz algumas abstractas ao por-do-sol. Não registei o por-do-sol, mas tentei aproveitar os tons quentes, para ajudar no cromatismo.

Força aí!

MytyMyky said...

yeah... e sabes que mais? é mais ou menso a mesma coisa. Luz é luz, e os conceitos mantem-se! hehe.

A diferença temporal que se vÊ é meso no trabalho de filme/polaroid q agora é mais á base do digital, e as roupas e cabelos, e o uso intencivo de hair light, mas memso isso vê-se muito actualmente :P

Unknown said...

Fico triste pela morte do grande profissional. Eu tive o privilégio de conhecer este magnífico fotografo. Fiz um curso com ele e posso afirmar que nada ainda foi superado. Como disse - MytyMyky - "Luz é Luz. Enfim, foi um prazer falar de Dean Collins. Miguel Hermógenes.