2005-02-02

DIY

Do It Yourself... é um lema que gosto e que eu sigo sempre que valha a pena. Claro que, podendo se comprar certas coisas já feitas, consegue-se material de muito mais qualidade. Mas há elementos em que se torna desperdício de dinheiro. Como cabos...

Pois é. O cabo ttl da Nikon para flashes (SC-17), com apenas 1,5m de comprimento, custa em portugal mais de 100€ (!!!! incrivel né !!!!). Felizmente consegui orientá-lo no Ebay dos "states" por 35€. De qualquer modo também tenho necessidade de ligar o flash a alguma distância. Ainda não tenho guito para uns transmissores por rádio, portanto porque n fazer uns cabitos?

E até é relativamente simples. Habitualmente, tens dois modos de ligar os flashes: ficha PC ou sapata. Como nenhuma das minha maquinas nem os flashes tinha contacto PC, tive q trabalhar com sapatas. Para o flash foi uma sapata simples que já tinha há um tempo com uma saida PC. para ligar na maquina, saquei uma sapata de um flash avariado. Cabos de dois condutores dom jacks de 3.5mm mono, e femeas nas sapatas e "voila!" 10 e 15 m de fio para dispara flashes :) por menos de 10 euros, tenho em conta que ja tinha as sapatas.... A solução é simples e só perco controlo TTL do flash que até nem me interessa muito, especialmente com o flash á distância.

No comments: