2008-04-24

Editores de imagem e Linux

Creio que é um sentimento universal que para se trabalhar com imagem ou as multimédias no geral, é necessário ou o Windows ou o MAC OS como sistema operativo. Estamos todos habituados ao Windows, porque é o que nos dão de comer toda a vida e o MAC para as multimédias e não só esta muito bem conceituado, é especial pela performance e suporte a processos pesados. Alem do mais, a Adobe desenvolve os seus produtos directamente para esta plataforma, e todos conhecemos o impacto que a Adobe tem nisto (para bem).

Como tal, penso que se esqueceu das possibilidades do Linux. Para quem não conhece, Linux é um sistema operativo de código-aberto (open-source), vem em diversas distruibuições (são sabores como alguns referem), e É GRATUITO! É efectivamente um sistema bastante poderoso e estável. No entanto vem com um compromisso - a generalidade das ferramentas que gostamos de usar não estão completamente suportadas, principalmente porque as empresas que as produzem não as produzem com suporte para Linux.

No entanto, e porque há muito boa gente por aí, há sempre alguem ou grupos que se lembram de desenvolver aplicações que sirvam os seus interesses e de outros. Na área de imagem, isso não foge à regra. Já há diversos editores de imagem, editores de RAW, aplicações de gestão de imagem, e até já é possivel suportar algumas aplicações do Windows (como o Adobe Photoshop CS2)!

Tenho usado/seguido uma distribuição do Linux em especial - o Ubuntu. Para muitos é o mais directo substituto do Windows para quem quer efectuar a mudança. Tem muito bom suporte de hardware (que é um dos problemas normais do Linux - suportar os equipamentos mais recentes) e é extremamente facil de usar, requerendo menos uso da linha de commandos do que poderia sugerir. Amanha ou sábado deve saír a versão oficial do Ubuntou 8.04 (chamado de Hardy Heron). Adorava trocar o Windows, mas não o posso fazer completamente devido a alguns trabalhos que faço que são do Windows por eleição, nomeadamnete o trabalho com a framework .Net (já ha Mono, eu sei...). Mas posso ter sempre uma partição com o linux e "começar" a fazer a mudança :P

Editores de Imagem

  • GIMP - muitos de vós já devem conhecer o GIMP. É, diria, o editor de imagens de eleição do Linux. Muito completo, muito funcional, e faz a grande maioria das coisas que o Photoshop faz, e algumas coisas diferentes, sem ser uma copia chapada. Leva algum tempo a se habituar, mas existe e não custa nada. Também existe para o Windows e Mac e tem suporte para ficheiros .PSD. (nota: graças ao Mario Nogueira, tomei nota da falta de layers n destrutivas -os adjustment layers do PS e a falta de suporte para ja de imagens de 16bits)
  • Pixel image Editor - Editor de imagens mais próximo da interface do Photoshop, é desenvolvida pro uma pessoa - Pavel Kanzelsberger- há uns 8 anos, e infelizmnete não é gratuito (o custo suporta o desenvolvimento e é apenas 32 €). É mais uma opção, de baixo custo, com boa funcionalidade.
  • Krita - O Krita (indicado pelo Mário Nogueira) vem incluído no KOffice, mas aparenta ser lento...

Editores de RAW

  • Bible - Bible apresentação como uma ferramenta de workflow e conversão de RAW com suporte para a maioria dos formatos RAW das máquinas. Não é free. Muitas ferramentas de correcção e de adaptação ao workflow.
  • Rawstudio - Mais um editor de RAWs que aparenta ser menos completo que o Bible mas é gratuito e suporta a maioria das máquinas. Dedicado ao Linux.
  • RAW Therapee - Um editor de Raws interessante, muito parecido com o Lightrrom/Bridge a nivel de interface, mas sem as opções todas. Tem imensos controlos para ajustar as imagens RAW e gerir a cor. Existe tambem para o Windows e é free.

Para mais info ou comparações entre o software, esta pagina tem tabelas ja feitas: http://osp.wikidot.com/raw-linux-software-comparison

Para info sobre o uso da D70 no Linux : http://pages.quicksilver.net.nz/pepe/d70/Nikon_D70_on_Linux.html#help

Gestores de Imagens

Por alguma razão, ainda não encontrei soft de gestão de imagens (nem Linux nem Windows, que realmente me entusiasmasse.. não devo andar a ver bem :P

Concluíndo

Existem algumas alternativas válidas. Podem não ter o poder do Adobe Photoshop CS3 ou do Lightroom, mas secalhar para o uso que muitos dão ao software, alguns deste pacotes poderão ser mais que suficientes. E se o Photoshop for uma necessidade incontornável, há sempre o WINE, uma biblioteca que permite executar aplicações do Windows directamente no Linux. O PS CS2 jé é suportado completamente (ou quase)

A partir de amanhã (ou sábado) hoje o novo Ubuntu deve estar disponível. Para testar, basta sacar e gravar para um CD. Não necessita de ser instalado! Até dá para correr como se fosse uma aplicação do Windows! :D

No comments: