2007-10-08

Cool Lights

Enquanto procurava informação sobre fresnels, e em especial por fresnels D.I.Y., Entrei no site da Cool Lights. A Cool Lights USA produz iluminação fria para vídeo. O termo de luz fria refere-se a iluminação fluorescente. Alem das fluorescentes também tem equipamento com HMIs.

Fluorescentes são uma fonte de luz óptima quer para vídeo, quer para fotografia. É óptimo para vídeo porque é uma luz continua, de bom rendimento luminoso, e fria, o que num estúdio com dezenas de luzes é óptimo para controlar a temperatura. Os problemas que geralmente apresentam, no entanto, são a da cor e do piscar (flicker).

O flicker é causado pela frequência de rede. A corrente alternada da rede é de 50Hz, pelo que há 100 ciclos de on/off na luz. Apesar dos fosforos internos à lâmpada não perderem o brilho imediatamente, há alguma perda de intensidade. E por vezes nós a "olhómetro" notamos, e em equipamento de captura de imagem também é detectável. O flicker é geralmente corrigido usando balastros electrónicos, que transformam a frequência para um mais elevada.

Já a temperatura de cor é mais complicada de corrigir. Começa logo pelo facto de a temperatura de cor das fluorescentes não serem uma temperatura de cor real, mas sim uma correlacionada (correlated color temperature - CCT em vez de CT, apesar dos fabricantes a referirem com CT). Porque as fluorescentes utilizam mercurio, há sempre um pico no espectro na zona das luzes verdes (especialmente), enquanto as incandescentes tem uma curva mais suave, apesar de estar concentrada mais numa zona.


Comparação entre uma lâmpada incandescente e uma fluorescente

Porque a fluorescentes tem estes picos, a temepratura de cor assumida para a lâmpada é a da correlação dos valores no espectro. Habitualmente vem em 2700 e 6500K, que são valores atípicos para temperaturas de cor em um na fotografia e vídeo (o típico será 3200K dos tungsténios e 5600K do daylight). Para uso geral (edifícios,lojas, escolas), é dados pouca importancia á repordução da cor, mas em aplicações de imagem a precisão e´importante.

Outro valor usado na definição da qualidade de cor da luz é o Color Rendering Indezx (CRI) que nos dá uma indicação relativa da precisão da cor da luz e a sua capacidade de reflectir correctamente as cores. Quanto mais alto melhor. Mas é necessário ter cuidado que o valor que os fabricantes apresentam nem sempre é real...O melhoramento deste índice geralmente vem com a escolha correcta dos fósforos internos da lâmpada, e que melhoram o espectro - mantém-se os picos, mas melhora a distribuição.

O site da Cool Lights tem um artigo dedicado ao tema para quem estiver interessado. Também tem mais artigos, incluindo o do DIY fresnel (com HMI) (em 3 parts) e ainda o DVD/video sobre o fabrico/modificação de luzes para vídeo (já imaginar os meus olhos a brilhar, né?). Checkam!

2 comments:

Victor Martins said...

É assim tão difícil corrigir a temperatura de cor?
Talvez seja se a única opção for escolher valores pré-definidos para essa correcção.
Mas se houver o cuidado de ter no mínimo um cartão de cinza ou o ideal de ter uma tabela cores padrão, e usando edição digital de vídeo ou foto, acho que não há crise quanto à temperatura de cor.

A não ser que haja fontes de luz com temperaturas de cor diferentes na mesma foto, ou se se estiver limitado a uma tecnologia puramente analógica.

O segredo acho que está no K.I.S.S. :)

Abraço migo.

MytyMyky said...

yeah, a mistura de fontes é o grande problema. Para uma única fonte, ou edição digital, ou o uso de um filtro provavelmente na lente deverá ser suficiente para corrigir a cor.

Mas entra misturas de fontes e a coisa complica-se. Torna-se necessário os gels para as fontes individuais, de modo a conseguir coloca-los todos à mesma temperatura de côr, e finalmente corrigi-los globalmente.

Para eliminar o pico verde, é usual introduzir um gel ou filtro magenta (é a cor complementar). Mesmo que , por exemplo uses uma fonte de tungsténio de 3200K e uma fluorescente de 3200K, continuarás a ter o pico verde no fluorescente. é próprio do espectro. Poderá ou não ser muito notório a diferença em relação a fonte de tungsténio (era um óptimo teste a se fazer).

Mas se usares um material sensível mais sensível a esse elemento, é muito provável que seja bem visivel. Os sensores e películas respondem a cor de forma diferente dos nossos olhos (é mais sensível ao verde, pelo que li) e deve ser tido em conta.