2006-10-26

Recuperação duma foto antiga

beforeafter_450

Acabei ainda agora um trabalho de recuperação de imagem - uma foto antiga, de uma bisavó de uma vizinha minha.. até a inscrição no verso é indicativo "esta velhinha era a mãe da avó Xinela vossa bisavó". Gostava de saber qual o processo da criação da imagem, mas infelizmente desconheço... Suponho que se trata de algum tipo processo do principio do século XX, talvez do primeiro quarto ou primeira metade...

Ah.. e parece que já tenho como me corrigir (parcialmente)a escrever! O Firefox 2.0 tem spellchecker, e na secção dos add-ons do site, há o dicionário em PT!!! :D ... só neste post corrigi uma porrada de erros...

2 comments:

Anonymous said...

Pelo que vi ao sacar a imagem para o editor e depois de uma aproximação parece-me uma albumina, desculpa que te diga mas a imagem original está bem melhor que a tua retocada e não restaurada como dizes, a original tem informação e detalhe nas zonas escuras, antigamente quem fotografava sabia o que fazia e durou até hoje pois ainda consigo ver o detalhe da roupa que tem vestida, na tua é apenas um borrão preto com uma cabeça, claro que está limpa mas isso qualquer um faz.desculpa a franqueza mas trabalho nisto há muitos anos e não pude deixar de dizer.

MytyMyky said...

"Não interessa muito".. obrigado pela observação.

Nunca tive contacto físicos com fotografias de processos mais antigos, e por isso não sei como distingui-los bem. Especialmente tendo em conta que está em papel, e pelo q sei há uma série de processos com papel. As hipóteses de daguerótipos e "tin-types" estavam fora. Vou ter que ver se encontro como decifrar. Alguma sugestão para conseguir identificar?

Quanto ao detalhe, realmente poderei ter puxado muito o contraste nas sombras. Ainda não tive oportunidade de imprimir, mas pelo menos no monitor ainda consigo ver textura e mesmo as dobras das capas. Talvez o redimensionamento e compressão tenha levado a fazer desaparecer essas marcas.. ou então está realmente demasiado uniforme na roupa. Aliás onde notei mais dificuldade foi na face, pois no original tá difícil conseguir distinguir o que é efectivamente textura e sombra e o que é sujidade. Vou rever!

E não precisas de pedir desculpa da franqueza. Aliás até agradeço! E foste bem educado ao contrário do que acontece ás vezes. Se tiveres mais sugestões ou dicas, agradecia!