2005-05-01

Canon 518 SV super 8!!!!!

super8

Pois é.. ja há um tempito que andava a pensar compar uma maquina de filmar super 8. Tenho alguma vontade de experimentar alguma filmagem. Time-lapase interessam-me (apesar de esta maquina não o permitir directamente, mas com umas modificações, a coisa vai lá). As super 8 tem algumas caracteristicas muito próprias a nivel da performance... boa resposta em termo de exposições (filme é assim, n estoira com as altas luzes), a sujidade caracteristica. Alias, a quem eu comprei a maquina, costuma pegar e passar o filme pelo chão para aumentar ainda mais essa sujidade...hehe

E depois é o próprio estilo da maquina que a faz brilhar! Problemas de filmar com super 8? O problema com tudo o q usa filme: custos. Kodak Kodachrome K40 (positivo a cores) custa $15.60 ja com revelação (a revelação é feita nos labs da Kodak na Suiça), sendo o custo de filme mais revelação de umcartucho de 50 pés que dá uns 3 minutos de filmagem... e este o mais barato dos films.. hehe.. mas creio q a qualidade compensa.


Quanto á maquina? uma Canon 518 SV super 8 com autozoom.

Trata-se de uma maquina dos inicios dos anos 70. A lente é uma Canon zoom 1,8 / 9,5 - 47,5 mm mas foi-me vendida com um conversor de grande angular 0.42x (fica quasi-fisheye). Os aneis que foram colocados p+ermitem ainda pôr filtros de 52mm, e tendo em conta que ja tinha um polarizador.. bem safei-me. Tem zoom e exposição automático e manual, com framerates de: 18, 24, 36(slowmotion) e ainda a hipotese de fazer singleframe por via de um cabo disparador. quero ver se consigo criar (ou encontrar na net) algum mecanismo para disparar a maquina electronicamente. Um intervalometro n deve ser complicado de construido, mas a interface com a maquina é que pode ser problemático. Vou ter que ver.

Gonn have fun! :)

3 comments:

Anonymous said...

E porque é que tu não perguntas as coisas?
Eu tenho uma câmara Super8 que te podia emprestar...

Anonymous said...

ó camões, também tens uma andreia assim pra emprestar?

MytyMyky said...

querias, nerá!??!!!??? heheheh