2007-08-20

RSS

Ontem agreguei o feed RSS do blog ao Feedburner. O blogger permite, e com o Feedburner tenho a possibilidade de ver algumas estatísticas do feed que até agora nunca tive a oportunidade de ver, nomeadamente quantas pessoas usam o feed. Sempre estive ás escuras a esse nível. Se alguém que use o feed encontre algum tipo de dificuldade com o feed, agradecia o aviso :D

Incerto sobre o que é RSS? Então continua a ler...

RSS

RSS é um acrónimo para "Really Simple Sindication" ou ainda "Rich Site Summary" e é uma óptima forma de acompanhar sites. Basicamente, trata-se de um ficheiro XML com o conteúdo principal do site, ordenado por data de adição. É o chamado "feed". No caso de blogs o feed tem os posts do mesmo ordenados do mais antigo ao mais recente. O RSS não é exclusivo a blogs - muitos sites tem, especialmente para indexar as secções de artigos e noticias.

Para o que é que serve? Simples - para que estejamos a par das novidades. Geralmente todos nós temos um conjunto de sites de visita regular. Eu visitava constantemente alguns blogs e sites que tinha na minha lista de favoritos. Com RSS, eu não tenho necessidade de ir aos sites directamente ou constantemente à procura das novidades. Só preciso de ver o feed RSS. é aqui que entra o "feed reader".

O "feed reader" é essencialmente uma página ou uma aplicação que lê os feeds dos sites que adicionas à lista. A leitura é feita periodicamente, e sempre que há alguma novidade, essa é marcada. Assim, o leitor de feeds é que tem o trabalho todo de correr os teus sites favoritos (que tem feeds RSS) à procura de novidades. Depois só tens de ver qual a novidade e seguir para o site se necessitares. É muito mais eficiente!

Em termos de leitores, existem muitos, quer desktop, quer on-line. Eu pessoalmente uso o GreatNews, que é um leitor de desktop (e portable o que é óptimo para poder ter numa pen ou assim). Já usei o Sage, que era uma extensão do Firefox, e o prorio cliente de emails do Mozila - o Thunderbird - também lê os feeds. On-line também existe uma série deles, nomeadamente o do Google e o Bloglines.

A adição de feeds ao leitor é simples, bastando inserir no leitor o endereço do feed na operação de adição de feeds. Com algumas aplicações o simples click no logo laranja do feed é suficiente! A partir do momento em que é adicionado, torna-se muito fácil acompanhar o site ou blog. Por exemplo o link para o meu feed (agora no feedburner) está debaixo do meu logo/foto.

A partir do momento em que experimentas usar os feeds, apercebes-te do aumento de eficiência nas consultas. Ajuda muito e permite acompanhar mais sites, blogs, e portais. O meu feed reader acompanha cerca de 175 sites, actualmente. Metade estão ligados a fotografia, desde blogs a podcasts, a grupos de Flickr e portais como o Fotosensível. Podem descarregar o ficheiro OPML que exportei caso ainda não tenham testado e querem ter já uma lista de sites como ponto de partida. Há certamente muitos links que apenas terão interesse para mim, portanto depois terás que eliminar o que não te interessa.

Enjoy RSS! :P

No comments: