2008-02-10

A Par d'Ilhós - Ensemble Ao Vivo



Já se encontra disponível o mais recente trabalho do grupo de musica tradicional "A Par d'Ilhós". É intitulado "Ensemble ao Vivo" e apresenta a gravação de um concerto do grupo, gravado em Aveiro. Naturalmente já tinha escrito algo sobre o trabalho, que pode ser lido neste post.

Para já, fica o vídeo que o Miguel Santos produziu. Logo que tenha mais informação sobre como obter o disco, colocarei aqui no blog, naturalmente.

5 comments:

Dário Branco said...

Curti bué ver o making off.

Mas o que eu queria mesmo saber era as luzes que usaste. Pelo que me parece só usas-te uma mas...

Anonymous said...

excelente trabalho! e o making off ta giro...

Miguel Santos said...

Hehehe É sempre um prazer assistir e dar uma ajudinha às tuas sessões fotográficas. Aprende-se sempre alguma coisa! ;)

O produto final deste teu trabalho ficou muito bom, as usual. You're tha man!
Grande abraço.

MytyMyky said...

Dário, a iluminação foi muito simples na realidade.

Duas luzes. Uma key, (Profoto 600) com sombrinha de 1m, alto e à direita. a Segunda está a uns 4m de altura, fixa no gradeamento do balcão com um superclamp da Manfrotto. O flash tem um reflector muito curto e portanto um feixe bastante largo, quase de lâmpada crua.

A Key esta posicionada para dar uma luz uniforme ao grupo , mas com modulação. Há uma diferença de 1 stop entre o grupo da direita e da esquerda(1 stop mais escura). Dada a distância, a luz tende a ser algo dura, apesar de existir a sombrinha.

O de recorte esta posicionado ligeiramente atrás do grupo, quase me linha, para efectuar o recorte e a iluminação do tecido. Esta muito próximo do tecido, e portanto cria um hotspot, que até produz um degradé que considero agradável. E a zona dos brancos ainda mantém textura. O recorte tem talvez meio ponto a mais que a key, nalguns elementos do grupo.

A luz vem toda do lado direito; No entanto a parede da esquerda e´um espelho grande (usado para aeróbica) e eventualmente contribui com um ligeiro preenchimento. Visto que a distância é grande e o espelho n tem grandes perdas, a intensidade mantém-se ao nível das restantes.

Dário Branco said...

Obrigadão Miguel plo esclarecimento.

A key dava pra perceber bem onde tava a de preenchimento/recorte é que já foi mais complicado.