2006-02-10

"Burla" Nigeriana do Ebay

É engraçado como isto aconteceu nas minhas duas primeiras tentativas de venda no Ebay...

Um colega meu tem um iPod de 4ª geração á venda, pois ele quer comprar o iPod Video. ele estava a ter algumas dificuldades a vendê-lo e então eu falei-lhe que no eBay, muito provavelmente ele a vendaria. Muito bem então, eu fiz-lhe o favor de colocar lá o artigo, até porque ele n tinah registo feito, e serviria para eu ver como funcionava a venda. Coloquei em BuyItNow a 200 e poucos euros (140 libras) e com venda para Europa.

O ButItNow é que estraga tudo. Como é um artigo muito popular (e parece que funciona tb com telemoveis), Acabou por ser comprado por um burlista(s) nas duas tentativas de venda. A burla é bem simples. Apanham o artigo em situação de BuyItNow e "comprem-no".

Na primeira situação, O comprador estava registado no eBay francês, e mandou o mail tipico a pedir o valor dos portes. Como estava na França, indiquei que seriam 9 euros pelos portes. É claro, como esperava recebi o mail do Paypal a dizer que estava pago... er... afinal não era do Paypal, mas algo muito parecido - o enredeço de quem enviou n tinha nada a haver, e os restantes maisl, apesar de mencionarem o Paypal, não eram os paypal.com oficiais mas qq coisa do genero "onlinepaypal.com" ou algo do genero... e a pedir par aenviar para a nigeria em vez da frança.. porque estaria temporariamente situado lá, etc. etc. Felizmente tenho um colega, que usa muito o Paypal, quer para comprar, quer para vender, e conhece bem como funciona isto, e avisou-me logo. Enviei a info ao eBay, e pouco depois descubri que o utilizador que se tinah registado no dia da compra, e q não tinah qq feedback, ja não estava registado.

Ok, Pus o iPod novamente á venda, e o eBay creditou as comissões (mas o valor da colocação do artigo á venda é sempre cobrado). Mesma situação de venda, mesmo valor, e ... mesmo estilo de comprador. Desta vez estava registado no eBay Indiano, á mesma com zero feedback (se bem que eu coloquei uma clausula para n vender a quem tivesse menos de 1 feedback... parece q n funcionou), e á mesma a pedir para enviar para a Nigeria. Desta vez n usou o esquema do paypal, mas pediu para dar a morada para enviar o vale postal. queria oferecer o iPod como presente de aniversário ao profeta dele...

A solução para isto é a que encontrei num outro blog de alguem que teve o mesmo estilo de problema com um telemóvel - não usar o BuyItNow para este tipo de produto tão popular. Fica o aviso, para quem pensar vender no eBay. É relativamente facil de usar e de comprar/vender. Basta ter um pouco de cuidado.

2 comments:

Manuel Arcêncio said...

Caríssimo Mike, se conheceres alguém que queira comprar uma Canon EOS 300D, com uma EF-S 18-55 (kit) rigorosíssimamente nova, estou a vender... comprei a EOS 20D, pelo que dava muito jeito despachar a 300D... sem ser pelo EBay, of course... :-) Um abraço.

danzoo2007 said...

http://danzoo2007megastore.blogspot.com
COMPRADOR DE CONFIANÇA NO EBAY....VENDEDOR DE CONFIANÇA NO MIAU,APROVEITE E COMPRE OS MELHORES TELEMOVEIS COM DANZOO2007