2004-12-21

Esquema de luz I

IMG_9295_small

Na semana passada eu e o Victor Martins andamos a testar alguns esquemas de luz para uma sessão de fotos que ele ia ter no dia seguinte, para o book de um modelo. O efeito que ele cria criar era o que aparece na foto ao lado de mim, num pose verdadeiramente fabulosa (tou vendo as propostas a chover... hehehe). Um lado iluminado, outro mais escuro. Para tal, usamos um dos meus flashes Metz 54 MZ-4 com célula slave, do lado direito a disparar atravéz de um difusor (na realidade um reflector branco Lasolite de 75cm, mas o tecido branco permite disparar atravéz dele). O uso do difusor permitiu uma luz mais suave sobre o "modelo" (bué da estranho esta palavra para mim.. hehehe). Foi necessário usar ainda um pano negro ao lado do difusor para garantir que a luz do flash não iluminá-se o fundo, que apesar de negro e rugoso (flanela) ainda reflectia alguma luz do flash sem o tapador.

light scheme 1

Em termos de exposição, o slave era disparado pelo flash principal na máquina, que estava virado para o lado (perpendicular ao fundo) e com a potência miníma (1/128 da potencia total da 550EX da Canon). Este prácticamente não interfere na exposição. Medimos a luz para o lado direito da face (minha esquerda), de modo a expôr bem. O slave estava a 1/2 ou 1/4 da potência e a abertura da máquina a f?.

A imagem final só teve um crop e um tratamento ligeiro de levels, para corigir a cor da face que estava ligeiramente azulada/avermelhada (prob de white balance?), e foi tratada por mim. Uma das fotos da sessão do dia seguinte ja tá on-line, e tratada como só o Victor sabe fazer (quer dizer, ele já me ensinou...): Checka

No comments: