2008-06-23

Fundo para Chroma Key


Building a Chroma Key Background from Miguel Alho on Vimeo.

Este clip apresenta um fundo de chroma key que construí há cerca de um mes atrás para poder realizar algumas experiências com a técnica, essencialmente em vídeo. De qualquer forma, o processo de construção serve para qualquer fundo em tecido que se pretende custumizado, como por exemplo um fundo mesclado feito à mão, ou pintado com formas especificas ou cenário.

A construção inicia-se com a montagem da estrutura da tela. Eu usei ripas normais, que n recomendo de todo por não ser uma madeira plainada e que gravemente não é de todo direito. Mas é barato e pode resolver.

A seguir é aplicado uma camada de plástico negro que serve alguns propósitos. Primeiro, evita entradas de luz de trás que projectam a silhoeta a estrutura no fundo. Segundo, permite manter um trabalho limpo, evitando a queda de tinta no chão e maximiza a quantidade aplicada no tecido. Também evita que o tecido cole à estrutura.

Seguidamente é aplicado o lençol (que tb pode ser pano cru ou outro tecido). A fixação é com agrafos. Começa do centro em todos os lados, e o tecido é esticado e agrafado do centro para fora. É necessário ir esticando aos poucos do centro para fora, para garantir a inexistência de rugas.

Por fim, é pintado. Usei duas camadas de tinta plástica verde citron. A tinta levou um pouco de agua (a recomendada) e a aplicação foi directo sobre o tecido com o rolo. Bem puxado, para ficar o mais uniforme possível. O que sobrou serviu para aplicar uma segunda demão.

O fundo neste caso é de "chroma key", usado para recortar quem está em primeiro plano e aplicar um fundo ou cenário digitalmente. Qualquer cor pode ser usada - convém é ser brilhante e não ser uma cor que esteja no sujeito.

No comments: