2006-11-07

Polaroid Pinhole

polaroid back make

Hoje andei ás voltas.. por causa de madeira. Há já umas semanas que me deu a vontade de produzir uma máquina.. algo um pouco mais complexo, como movimentos (shifts, tilts e afins)fole, lente, e um belo de um back com Polaroids. Gosto de Polaroids. São um pouco caros, mas são fantásticos.. e imediatos.. ou quase.

Felizmente pelo E-bay consegui uma das peças fundamentais - o back Polaroid Model 405. Este back é feito para usar em maquinas do formato 4"x5", mas usando os papeis mais pequenos, nomeadamente os papeis da série 66# ou os FP-100 da Fuji, que são geralmente usados nos backs para médio formato. Dado a dimensão menor do papel (3 1/4" x 4 1/4"), acabam por ficar muito mais baratos.

Numa primeira fase, decidi fazer uma pinhole, para ver como se comportam as Polaroids. A Zero-Image produz uns belos para o formato 4"x5", em madeira, com todos os acabamentos decentes.. mas acabam por ser um pouco carotes... E porque gosto imenso de trabalhar madeira (independentemente de ter ou não jeito pá coisa), já andava a planear tudo... finalmente ia sacar o "router" do armário e usa-lo de uma forma decente (n conheço o nome da ferramenta em português.. sorry), procurar métodos fabulosos de tratar dos acabamentos, etc.

Naturalmente a lei de Murphy aplica-se e verifiquei que madeiras de qualidade.. nem vê-las! Cá por casa n havia nada - apenas uns pedaços de ripa de eucalipto, mas q estavam mais tortas que razies de couves. E carpintarias na zona... parece que deixaram de existir (qual a mais próxima agora?)

A solução? Seguir o caminho mais "ghetto" possível e usar cartão. Ok não é o mais ghetto possível q vou usar do cinzento, com bom corte e não o canelado de caixas por aqui arrumadas. Pelo menos já descobri como tornar modelar (depois mostro quando estiver pronto).

E o que pode ser feito com uma Polaroid? Tanta coisa... Tou a ver q vou pegar mais umas vezes no Polaroid Book :D

E já agora.. mais coisas sobre pinholes!:
SHS Pinhole Photography
The Pinhole Gallery
Mr Pinhole (calculadora)

No comments: