Ontem tive em casa do meu colega Victor Martins a fazer uns ensaios pedagógicos com luz. O objecto a fotografar? Esta garrafa de vinho do alentejo. Garrafas são dificeis de fotografar!!!
Bem começamos a montar o cenário: pano preto para fundo e base. não sei se o preto foi a escolha acertada dada a inexistência de contraste com o tinto do vinho, mas "era o que havia". O pano ficou fixo numa cena de pendurar roupa. Usamos um par de projectores de halogénio de 500W, mas bastava ter só um (e era melhor até para controlar). Essencialmente queriamos a linha branca brilhante que podem ver na foto para definir a forma da garrafa. Para isso, passamos a luz do projector por um difusor de pano branco com uma area coberta de modo a que a forma na garrafa fosse uma linha.
Um problema que surgiu foi haver reflexos da sala toda na garrafa. Especialmente do tecto que é baixo e branco, tal como as paredes. Solução? Fizemos um género de tenda com outro pano preto. Assim apenas a luz do projector incídia na garrafa e os restantes reflexos eram insignificativos e controlados pela exposição.
A montagem só com uma luz é a que se apresenta na foto (sem tratamento - apenas crop)
Foto: nikon D70, nikkor 18-70 @70mm f4.5 1/6s +1EV
A melhorar?
1- O rótulo : um reflector pequeno e bem posicionado poderia chutar luz suficiente ao rótulo de modo a este ficar visivél e legivél, sem atrapalhar os restantes elementos. Tentamos usar um espelho, mas sem bons resultados. Uma peça branca talvez fosse melhor ou então deveriamos ter controlado a distância.
2- O liquido no copo. Esta é complicada. Tinhamos tentado um spot por cima do copo, que dava lhe uns brilhos muito interessantes, mas a base ficava demasiado visivel e o copo ficava com muitos highlights. Um pequeno reflector ou luz directamente por cima ou ligeiramente por detrás talvez pudesse solucionar o problema.
Fica por acabar....
2004-12-03
Ensaio de luz
Postado por MytyMyky às 09:37
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment